Categorias: Ponta Grossa

Dom Bruno vai participar da reunião do Conselho Episcopal da CNBB

     O bispo diocesano Dom Bruno Elizeu Versari viaja a Brasília essa semana, onde participa, dos dias 18 a 19 deste mês, da primeira reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) de 2025, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse encontro reúne, periodicamente, a presidência da CNBB e os presidentes das 12 comissões episcopais permanentes, além de assessores e representantes de pastorais e organismos da Igreja no Brasil. Desde abril de 2024, Dom Bruno preside a Comissão Episcopal para a Vida e a Família.

     Na pauta do encontro, vários temas de competência do Consep, como o estudo das análises de conjuntura social e eclesial, o acompanhamento do processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e preparação da 62ª Assembleia Geral da CNBB, em abril. Outro ponto a ser tratado entre os membros do Consep é a vivência do Jubileu da Esperança e a preparação das Campanhas promovidas pela Conferência, como a Campanha Fraternidade e para a Evangelização. Haverá também um tempo para informes e comunicação das Comissões Episcopais da Conferência.

     “O nosso foco é a assembleia de abril. Organizar a pauta é sempre muito difícil porque aproximamos 480 bispos no Brasil, 370 na ativa e os demais eméritos, que participam. Organizar algo com esse número de participantes não é fácil. A demanda maior é elaborar uma pauta. Teremos terça, quarta e quinta-feira para organizar. Está reservado um dia de retiro. E serão pautas e trabalhos diários. Nessa assembleia, vamos aprovar as diretrizes, que são orientações, propostas de encaminhamento para a pastoral de todas as dioceses do Brasil. Sirvo com alegria. Faço o que eu posso”, adiantava o bispo da Diocese de Ponta Grossa.

     Segundo Dom Bruno, as diretrizes normalmente são aprovadas de quatro em quatro anos. “Como tivemos o Sínodo, nós achamos por bem esperar o Sínodo acontecer para ver a contribuição que poderia oferecer para organizar as diretrizes e foi espetacular. Muito bom ter esperado. As diretrizes venceram em 2023 e estamos prestes a aprovar as diretrizes por mais quatro anos, tendo como base a questão do Sínodo, que aconteceu no Brasil todo. E foi importante demais para as novas diretrizes brasileiras”, garantiu.

Avaliação    

     Os bispos do Paraná estiveram reunidos até o dia 12, na Diocese de Apucarana, em sua primeira assembleia deste ano. Participaram todos os bispos e arcebispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), além do administrador diocesano de Campo Mourão, padre Genivaldo Barbosa; do presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson Zamiro da Silva, e do secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

     Durante os dias de Assembleia, os bispos participaram da celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana, da 6ª Romaria Diocesana e de um encontro especial com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. Além disso, refletiram sobre temas relevantes para a caminhada da Igreja no Paraná, com destaque para a missão, turismo religioso e desafios pastorais.

     “O primeiro compromisso foi celebrar o jubileu dos 60 anos de criação da Diocese de Apucarana. Agradecer a todo o povo, padres, diáconos, missionários, bispos que por lá passaram. Depois, retomamos o caminho da missão, da evangelização na África, na Missão Paulo VI, na Guiné Bissau, que é do Regional Sul 2. Os investimentos, os recursos, as demandas que o trabalho lá precisa, especialmente na assistência social, para ajudar as crianças e mães gestantes, os recém nascidos…para dar acesso aos serviços de saúde, além da escola. São demandas que requerem tempo e recurso. Foi um assunto em que dedicamos bastante tempo”, contou Dom Bruno.

     Outro tema da Assembleia foi a preparação para a Assembleia do Povo de Deus, que reunirá todas as lideranças do Paraná e será em Foz do Iguaçu. “Vamos rezar, pensar e refletir como vendo sendo feita a caminhada pastoral, levando em conta que, em abril, a CNBB, aprova as diretrizes que vem já sendo construídas há três anos. As diretrizes serão a inspiração para a Assembleia do Povo de Deus, que vai acontecer no final do ano, em Foz”, detalhou o bispo.

     Os bispos ainda avaliaram o trabalho da Igreja junto aos índios. “Tem muita demanda. Várias dioceses têm aldeias e é preciso pensar como trabalhar já que requer muitas pessoas especializadas para o atendimento às tribos. Gastamos tempo nisso também e, por fim, o bispo responsável pela área da Educação no Regional (Dom Edgar Xavier Ertl) informou em que pé está o projeto do governo do Paraná que terceiriza a gestão dos colégios estaduais. São informações em que cada diocese e cada pastoral oferece uma proposta de encaminhamento, que vem sendo construída. A nossa assembleia é uma revisão de caminhada pastoral onde os bispos vão alinhando uma direção da Igreja em cada diocese.

Leia também Deputada Mabel solicita resposta da Sanepar sobre falta de água em PG

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Vereadores da CPI cobram explicações da Sanepar sobre crise de abastecimento em PG

A comissão solicitou dados sobre a crise de abastecimento na cidade, documentos e convocou autoridades…

% dias atrás

Vídeo: tumulto durante abordagem termina com três detidos e policial ferido em PG

A situação ocorreu na rua Fernandes Pinheiro, na tarde desta sexta-feira (21). A Polícia Militar…

% dias atrás

Consignado privado será inédito e com juros menores, diz Haddad

De acordo com Haddad, o trabalhador do setor privado terá o prazo de 90 dias…

% dias atrás

Vice-prefeito de Palmeira sofre acidente na PR-151

Segundo relato do próprio José Ailton, ele colidiu com a traseira de um caminhão devido…

% dias atrás

PG recebe etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross em abril

As provas serão realizadas na pista oficial do município, localizada no Centro Agropecuário, que também…

% dias atrás

Compra de veículo termina em denúncia por estelionato em Ponta Grossa

Loja de veículos é acusada de vender carro em condições inadequadas; defesa do comércio diz…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade