Categorias: BrasilDestaque

Eclipse solar raro acontece neste sábado (14)

O eclipse anular do sol  está previsto para este sábado (14) e poderá ser visto do Brasil. Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse em evento virtual O Céu em sua Casa: Observação Remota, que é uma opção para que as pessoas acompanhem o fenômeno com segurança.

A transmissão virtual terá início às 11h30 da manhã (horário de Brasília) quando o eclipse anular estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo seu percurso até que chegue ao seu final na costa leste do Brasil em torno das 17h30.

“O eclipse anular ocorre quando a Lua, como vista a partir da Terra, parece menor que o Sol [no céu]. Assim, a Lua não cobre o disco solar totalmente, restando um anel luminoso no contorno da lua, daí a razão do nome ‘eclipse anular’”, explicou o doutor em Astrofísica Leonardo Almeida, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O fenômeno é diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. O Observatório Nacional aponta que o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.

Almeida aponta que essa diferença se deve ao fato de que a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, o que faz com que a distância entre ambas varie ao longo do período de translação da Lua.

Tipos de eclipse
“Quando a Lua está mais próxima da Terra, temos um eclipse total; quando a Lua está mais distante, temos um eclipse anular. Nos dois casos, naturalmente, os discos lunar e solar têm de se sobrepor completamente, sem o que se tem um eclipse parcial”, disse o astrofísico. Há ainda o eclipse híbrido, que ocorre quando o eclipse anular muda para um eclipse total, ou vice-versa, ao longo do caminho do eclipse.

O especialista ressalta que o eclipse no formato anular não poderá ser visto de todo o país. “Apenas em alguns estados das regiões Norte (Amazonas, Pará e Tocantins) e Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba) do Brasil o eclipse anular poderá ser visto. Nos demais estados do país, o eclipse será parcial. Isso ocorre porque a visibilidade de um eclipse depende da posição do observador em relação à linha do eclipse”, disse o astrofísico.

Leia mais: Ex-vocalista de banda de PG diz ser filha do cantor Leonardo e pede exame de DNA

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Brasil fica no empate com a Colômbia e se classifica em segundo na Copa América

Com dois empates e uma vitória, Brasil se classificou em segundo lugar no grupo D…

% dias atrás

Jovem é atropelado na região da Nova Rússia e mobiliza Siate

Vítima, de 19 anos, foi encaminhada ao Hospital São Camilo pela ambulância, com uma contusão…

% dias atrás

Mudanças no Mandato Coletivo: Guilherme Mazer disputará vaga na Câmara

Em maio, a atual porta voz do Mandato Coletivo, Josi Kieras confirmou que não será…

% dias atrás

Fecomércio promove encontro em celebração ao Dia do Comerciante

Uma palestra com um dos maiores palestrantes de negócios do Brasil, Arthur Igreja, foi transmitida…

% dias atrás

Vídeo mostra momento de acidente envolvendo três veículos em Guaragi

Colisão envolveu dois automóveis e um caminhão; um dos veículos tentava uma ultrapassagem arriscada no…

% dias atrás

Veículo de empresa de coleta de resíduos de PG se envolve em acidente em Uvaranas

Acidente deixou um motociclista ferido que foi encaminhado pela equipe do Siate ao Hospital São…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade