Categorias: Campos Gerais

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Uma equipe multidisciplinar composta por quatro servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está encerrando, nesta sexta-feira (22 de novembro), fiscalização presencial a respeito da qualidade do ensino ofertado pelas escolas da rede pública do Município de Telêmaco Borba, na Região dos Campos Gerais.

A auditoria, prevista no Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão de controle, teve início na segunda (dia 18) e possui caráter operacional – ou seja, no caso da detecção de problemas, o encaminhamento será a indicação de soluções aos responsáveis na forma de recomendações.

Por meio da atividade, o Tribunal buscou, sobretudo, verificar se o município conta com as políticas e ações esperadas para garantir resultados de aprendizagem eficazes para todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de sua rede de ensino.

Mais especificamente, foram abordadas questões como a promoção de avaliações diagnósticas padronizadas; o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; a realização de acompanhamento escolar; a formação continuada dos professores; a elaboração de currículo próprio e de planos de aula estruturados; a recomposição de aprendizagem; o fornecimento da merenda escolar; e a organização das escolas, entre outros tópicos.

Equipe

O trabalho, coordenado pelo auditor de controle externo Nelson Nei Granato Neto, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, foi realizado por ele e pelos servidores Flávio José Friedrich e Aline Elis Arboit, da CAUD, e Ana Luísa Fonseca, do Gabinete do Conselheiro Maurício Requião (GCMRMS).

A atuação de equipes multidisciplinares faz parte do Programa AuditaTC, iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do Tribunal de Contas a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.

O grupo visitou a sede da Secretaria Municipal de Educação e dez escolas locais, onde coletou documentos, realizou inspeções e conversou com gestores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores.

Benefícios

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

As auditorias também contribuem para que o Tribunal consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Vice-prefeito de Castro conquista mais de R$ 2 milhões de recursos para o município em Brasília

Além das conquistadas, a reunião em Brasília também tratou o assunto sobre a instalação de…

% dias atrás

Polícia prende jovem que planejava atentado em PG; ele fazia apologia ao nazismo

Ele foi autuado pelos crimes de apologia ao nazismo, conforme a Lei nº 7.716/89, e…

% dias atrás

Cursos gratuitos do Sebrae, Senai e Sesc movimentam capacitação profissional em Tibagi

Os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor ou a Agência do Trabalhador para mais…

% dias atrás

Traficantes são presos em Olarias com maconha, crack e cocaína

Segundo a polícia, os suspeitos confessaram que realizavam a venda das drogas a partir da…

% dias atrás

Carta enigmática e crânio encontrados na Rodovia dos Imigrantes em Cubatão

O conteúdo da carta revelou um tom místico e religioso. O remetente mencionava: "Seus caminhos…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (8) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás