Uma equipe multidisciplinar composta por quatro servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está encerrando, nesta sexta-feira (22 de novembro), fiscalização presencial a respeito da qualidade do ensino ofertado pelas escolas da rede pública do Município de Telêmaco Borba, na Região dos Campos Gerais.
A auditoria, prevista no Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão de controle, teve início na segunda (dia 18) e possui caráter operacional – ou seja, no caso da detecção de problemas, o encaminhamento será a indicação de soluções aos responsáveis na forma de recomendações.
Por meio da atividade, o Tribunal buscou, sobretudo, verificar se o município conta com as políticas e ações esperadas para garantir resultados de aprendizagem eficazes para todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de sua rede de ensino.
Mais especificamente, foram abordadas questões como a promoção de avaliações diagnósticas padronizadas; o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas; a realização de acompanhamento escolar; a formação continuada dos professores; a elaboração de currículo próprio e de planos de aula estruturados; a recomposição de aprendizagem; o fornecimento da merenda escolar; e a organização das escolas, entre outros tópicos.
Equipe
O trabalho, coordenado pelo auditor de controle externo Nelson Nei Granato Neto, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, foi realizado por ele e pelos servidores Flávio José Friedrich e Aline Elis Arboit, da CAUD, e Ana Luísa Fonseca, do Gabinete do Conselheiro Maurício Requião (GCMRMS).
A atuação de equipes multidisciplinares faz parte do Programa AuditaTC, iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do Tribunal de Contas a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.
O grupo visitou a sede da Secretaria Municipal de Educação e dez escolas locais, onde coletou documentos, realizou inspeções e conversou com gestores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores.
Benefícios
Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.
As auditorias também contribuem para que o Tribunal consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.
Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…
Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…
Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade