Professores, pais, alunos e comunidade presenciaram um momento de “virada de chave” para o universo da inovação na rede municipal de ensino de Ponta Grossa, na noite desta quinta (03). No Cine-Teatro Ópera lotado, a Prefeitura apresentou o programa Sinapses Criativas, que reúne a partir de agora todos os programas inovadores da Educação praticados nos CMEIs e Escolas Municipais.
A proposta abraça todas as práticas inovadoras em aplicação pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as iniciativas da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e o Vale dos Trilhos. Com a nova marca, a SME está “abraçando a inovação” e demonstrando a clara opção por uma escola em constante evolução, afirma a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
“Estamos diante de uma transformação educacional que não se restringe apenas aos dias atuais, mas que moldará o futuro de nossa cidade. O “Sinapses Criativas” é mais do que uma série de projetos e ações inovadoras, é a essência do que acreditamos ser o caminho para uma educação significativa na vida de nossos profissionais e alunos”.
Leia também: Paranaense egresso da Unespar é selecionado para pós-graduação em música dos EUA
Entre as “sinapses criativas” estão os novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), os programas English for Kids, Vamos Comer e Brincar, programas de empreendedorismo, inovações no fazer pedagógico e nas práticas de gestão, entre outros. “Nosso compromisso é oferecer a todos e todas uma educação voltada para o futuro, preparando nossos estudantes para serem protagonistas, oferecendo as ferramentas e o conhecimento necessário para que desenvolvam as suas habilidades e descubram, nesta caminhada, as suas próprias vontades, sonhos e potencialidades”, declarou a gestora da Educação.
A prefeita Elizabeth Schmidt assinou digitalmente, pelo seu smartphone, o decreto que cria o programa. “Tenho dito que, vendo nossa evolução em termos de recursos, práticas e inovações na educação, me lembro de anos atrás, quando olhávamos para o que ocorria no mundo e pensávamos o quanto estávamos defasados, em todos os sentidos. Hoje, não. Não ficamos esperando as mudanças, nós é que protagonizamos as transformações, junto com nossos alunos e professores”, considera a prefeita.
Para Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, o “Sinapses Criativas” representa o propósito de formar cidadãos preparados para os desafios do amanhã. “O programa reflete um marco na construção da nossa cidade inteligente, com essência criativa e inovadora. Ao incentivar a criatividade, o protagonismo e a colaboração, o Sinapses Criativas busca fortalecer a educação como pilar para o desenvolvimento sustentável e o progresso da nossa comunidade. Acreditamos que investir na formação das mentes brilhantes de hoje é a chave para uma Ponta Grossa mais inteligente, conectada e preparada para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, considera Tônia.
10º Congresso de Educação em setembro
Envolto pelo lançamento do ‘Sinapses Criativas’, a SME também lançou a realização do X Congresso de Educação, vasto evento que conta com a participação de toda a rede municipal em imersões pedagógicas, debates sobre a relação ensino/aprendizagem, práticas de gestão e inúmeras exposições dos avanços obtidos pelos CMEIs e Escolas municipais.
O destaque do X Congresso será para o tema ‘equidade, inovação e protagonismo infantil’, em consonância com a proposta apresentada com o ‘Sinapses Criativas’. De 07 a 15 de setembro, alunos vão demonstrar seus diversos aprendizados e criações para a rede municipal e comunidade, em instalações no Parque Ambiental, com destaque para as propostas inovadoras em prática com os estudantes.
Escolas municipais receberão telas digitais interativas
O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, anunciou investimentos do governo estadual para a inovação na Educação, em Ponta Grossa, durante o lançamento do programa “Sinapses Criativas”, da Secretaria Municipal de Educação.
“Tenho o prazer de anunciar aos professores da rede municipal que, neste contexto de inovação e voltado para o futuro de nossa cidade e de nosso estado, o governo estadual vai destinar recursos para a aquisição de novas lousas digitais interativas para todas as escolas municipais de Ponta Grossa”, informou o secretário Marcelo Rangel.
Os equipamentos serão destinados para a prática das metodologias que estão em andamento junto aos estudantes na rede municipal.
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Produtos da cesta básica terão alíquota zerada ou reduzida em 60% pela nova Lei. No…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade