A SME descreveu as ações realizadas junto às escolas do município no sentido de prevenir, tratar e educar sobre o respeito às diferenças. A Secretaria também demonstrou como está sendo trabalhado junto aos alunos e profissionais a situação em que um aluno disse à família ter sofrido ofensas raciais vindas de outro estudante.
Além do acolhimento da família e a averiguação de toda a situação, serão realizadas atividades educacionais específicas. Liz Angela Gonçalves, também representante do Movimento e professora na rede municipal, revelou que irá trabalhar com alunos do município, de maneira lúdica, obras em que crianças negras demonstram força e orgulho, promovendo a igualdade e o respeito.
Participaram do encontro a diretora do Departamento de Educação, professora Izolde Hilgemberg de Oliveira, além de técnicos da SME nas áreas jurídica, pedagógica, de assistência social e comunicação, além dos diretores do Instituto Sorriso Negro, Manoel Rosa Florindo e João Luiz dos Santos, a representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cristiane Zelenski e José Luiz Teixeira, representando a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Combate ao Racismo e Direito à Liberdade Religiosa da OAB Ponta Grossa.
A professora Izolde Hilgemberg demonstrou que a SME conta com a sociedade civil e a comunidade escolar para apoiar as ações em prol da Educação. “Foi um encontro bastante positivo, pois a Secretaria está sempre aberta ao diálogo para todos que a procuram. Nossa conversa foi no sentido de ampliar a formação de nossos professores e certamente poderemos ter bons resultados ao discutir a questão do preconceito, que infelizmente persiste em nossa sociedade, pois é na unidade escolar que se planta a semente para no futuro colheremos bons frutos”.
O advogado José Luiz Teixeira avaliou o encontro como muito satisfatório, no sentido de estreitar os laços no sentido de prevenir situações que possam ser enfrentadas por estudantes educadores, no dia a dia escolar.
“Eu já imaginava um tratamento muito conciliador e ao mesmo tempo muito generoso da Secretaria Municipal de Educação para conosco. Eu sabia que a reunião, pelas pessoas capacitadas que tem aqui, qualificadas que tem aqui, seria uma boa reunião em prol de uma condição que não pode mais ocorrer na sociedade, que é o racismo na escola. Para isso, a gente tem que comungar ações, pensamentos e ideais para que possamos juntos enfraquecer esse arcabouço pernicioso da discriminação racial nesse país. Então eu acho que a gente vai continuar conversando, vai continuar com as ações e quem sabe, Oxalá, nós tenhamos resultados satisfatórios”, comentou José Luiz.
Mulher apresentava sinais de agressão e ferimentos pelo corpo; já o homem foi golpeado com…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Vítima levou um tiro no abdômem e correu para se proteger. Ele foi até uma…
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade