Categorias: Paraná

Educação: kits escolares, merenda reforçada e mais cursos técnicos no Paraná

Os 2.091 colégios da rede estadual de ensino estão preparados para recepcionar o cerca de 1 milhão estudantes que voltam às aulas nesta quarta-feira (5). Depois das férias escolares, que estenderam-se entre os dias 14 de dezembro de 2024 e 4 de fevereiro de 2025, o primeiro semestre letivo do ano terá entrega de kits escolares em toda a rede, ampliação na oferta de cursos técnicos e merenda ainda mais saudável.

“Reconhecemos que diversas iniciativas que serão colocadas em prática na rede estadual durante o primeiro semestre letivo, muitas delas inéditas, trarão impactos significativos e positivos para o dia a dia dos estudantes. Começamos 2025 com a certeza de que nossos alunos, ao retornarem das férias, encontrarão um ambiente escolar preparado para garantir o aprendizado ainda mais forte”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

KITS ESCOLARES – Ação inédita na rede de ensino, a entrega de kits escolares para todos os alunos da rede estadual, será feita a partir do primeiro dia de aula (5 de fevereiro). Com um aporte superior a R$ 43 milhões, a iniciativa contempla estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I. Já as escolas municipais, por não serem administradas pelo Estado, não receberão os kits para o Fundamental.

“A ação busca garantir que todos os alunos tenham os materiais necessários para aprender, reduzindo gastos das famílias e promovendo equidade no ensino”, destaca Roni Miranda. Os kits foram organizados conforme as necessidades pedagógicas de cada nível: estudantes do Fundamental II receberão cadernos, régua e lápis de cor; os do Ensino Médio e EJA contarão com cadernos, canetas e réguas; enquanto os das escolas indígenas do Fundamental I terão materiais como giz de cera, canetinhas e tesoura sem ponta, incentivando a criatividade.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – O investimento recorde de R$ 275 milhões na alimentação escolar, concluído em dezembro de 2024, trará impactos diretos para a rede estadual em 2025. Com o recurso, o Governo do Paraná ampliou significativamente a compra de produtos da agricultura familiar, garantindo mais qualidade e diversidade na merenda escolar. Essa medida fortalece não apenas a nutrição dos estudantes, mas também a economia rural, beneficiando 209 cooperativas e associações.

Para este ano, a alimentação escolar da rede estadual contará com novidades importantes: além da ampliação dos produtos adquiridos, todas as escolas terão arroz orgânico no cardápio, garantindo que ao menos um item orgânico seja consumido diariamente pelos alunos. Outra inovação é a inclusão de leite e iogurte orgânicos, que já começaram a ser distribuídos em Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul, com previsão de ampliação ao longo do ano letivo.

AMPLIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS – A parceria entre a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Senai-PR, firmada em dezembro de 2024, ampliará significativamente a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2024. O número de vagas passou de 2.500 para 5.950, um aumento de 138%. Com essa expansão, mais estudantes terão acesso a formação profissional em áreas estratégicas, preparando-se para o mercado de trabalho desde a educação básica.

Os cursos, com duração de três anos, incluem especializações como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, sendo incorporados à carga horária regular do ensino médio. Os alunos também terão direito a transporte e alimentação durante as aulas práticas.

“A ampliação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio é mais um importante avanço para a educação no Paraná, proporcionando aos nossos jovens mais oportunidades de formação profissional e ingresso qualificado no mercado de trabalho. Com essa expansão, garantimos aos estudantes o preparo para os desafios do futuro, conectando a escola às demandas da indústria e da inovação”, finaliza o secretário.

Leia também   Reajuste polêmico: presidente da Câmara confirma pagamento com reajuste, apesar da justiça

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Veículo furtado em Ponta Grossa é recuperado em confronto policial

Durante a ação policial, houve confronto com os suspeitos. A ocorrência segue em andamento.

% dias atrás

Chuva intensa causa estragos e prejuízos no bairro de Uvaranas, em PG

Segundo o Simepar, o acumulado de chuva na cidade chegou a 19,6mm, sendo que a…

% dias atrás

Uma pessoa permanece internada, após briga de torcidas no Recife

Ao todo 13 pacientes foram atendidos devido a uma violenta briga entre torcedores das equipes…

% dias atrás

Diocese de Ponta Grossa realiza mudanças em paróquias e oficializa novos párocos

As mudanças aconteceram em 29 paróquias, com novos párocos e vigários para fortalecer a atuação…

% dias atrás

STF derruba cautelares impostas por juiz contra acusado de tráfico de drogas

No caso analisado, o homem foi preso em flagrante em dezembro de 2024 por tráfico…

% dias atrás

Junte-se à ‘Revolução Criativa’ em Ponta Grossa

O maior festival de criatividade abre espaço para voluntários , inspiradores e oportunidades de participação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade