Categorias: Eleições 2024

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

 

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.

Punição

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

BNT Entrevista: Campos Gerais terá 4º Circuito Gastronômico em outubro

A gerente da Adetur, Karen Kobilarz, deu uma entrevista exclusiva ao Portal BnT! sobre o…

% dias atrás

Vídeo: Três homens são presos em assalto a residência em bairro de PG

Um dos suspeitos foi detido por populares, ainda na residência, situada na região de Uvaranas;…

% dias atrás

Irã lança ataque contra Israel e aumenta tensão entre os países do Oriente Médio

Até o momento, não se obteve registro de mortes ou estragos graves. Conflito aumenta tensão…

% dias atrás

A tecnologia supera os limites dos pagamentos on-line em 2024: MDC examina pagamentos por verificação biométrica

WATERFORD, Irlanda, Oct. 01, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Um novo fenômeno em 2024 está levando…

% dias atrás

Elizabeth proíbe entrada de pessoas na Prefeitura durante finais de semana

Ordem de serviço proíbe o acesso às dependências do Paço Municipal Dr. David Federmann aos…

% dias atrás

Xtrem anuncia sorteio para Feira Gamer no Brasil

A marca internacional do segmento de mochilas, bolsas e acessórios que acompanham a tendência da…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade