Categorias: Ponta Grossa

Em quinze dias, Ponta Grossa registra a média de chuvas esperada para o mês todo

Os dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontaram que a primeira quinzena de julho apresentou volumes chuvas consideráveis na região. Em Ponta Grossa, o índice foi de 86 milímetros (mm), ficando próximo a média para o mês, que é de 91,1 mm.

Segundo o instituto, os municípios das regiões Sul e Sudoeste estão entre os mais afetados. Os maiores volumes de chuva foram registrados em Bituruna (227,4 mm), Cruz Machado (211,8 mm), União da Vitória (205,4 mm), Coronel Domingos Soares (197,0 mm) e Palmas (194,2 mm). O Litoral também foi bastante atingido, com precipitações altas em Antonina (214 mm), Paranaguá (158,8 mm) e Guaraqueçaba (155,2 mm).

Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que as chuvas acima da média têm ligação com um fenômeno climático específico. “Esse período chuvoso foi causado por um bloqueio atmosférico que se desenvolveu no Sul do continente por conta do tempo seco. Esse é um fenômeno que impede o deslocamento de frentes frias do Oceano Pacífico para o Atlântico, o que favorece o aumento na formação de nuvens de chuva”, destaca.

Esta condição alivia a situação climática no Estado, já que o mês de junho havia registrado apenas 13% do esperado para o mês, o que baixou o nível dos reservatórios do Estado.

SEGUNDA QUINZENA

De acordo com o Simepar, uma massa de ar seco irá predominar sobre o Estado nos próximos dias, diminuindo a ocorrência de chuva e deixando as temperaturas mais elevadas.

“Ainda teremos frio na parte da noite, chegando a 9°C na Região Metropolitana de Curitiba, porém as tardes irão apresentar temperaturas mais elevadas. Cidades ao Leste do Estado poderão chegar até os 27°C, enquanto nas regiões Oeste e Noroeste a temperatura máxima passará dos 30°C. Juntando isso com a umidade baixa que é característica da estação, pode-se dizer que teremos um ‘veranico’”, comenta Kneib.

TEMPO REAL

No site do Simepar estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná.

Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.

Com informações da AEN

Leia também: Assembleia Legislativa encaminha LDO de 2025 para sanção e inicia recesso

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Confira imagens do grave acidente na Rua Rio Cavernoso em Ponta Grossa

Trânsito foi bloqueado na Rua Rio Cavernoso após colisão entre carros e motos; veja as…

% dias atrás

UTFPR encerra inscrições do processo seletivo Mais Enem 2025 na próxima quarta-feira (21)

Candidatos podem usar nota do Enem de 2012 a 2024; inscrições vão até 21 de…

% dias atrás

Carambeí renova frota municipal com 16 novos veículos e investimento de mais de R$ 4 milhões

Entrega histórica contempla áreas da Saúde, Educação e Esporte com vans, ambulâncias, ônibus e carros…

% dias atrás

Sistema de câmeras ajuda GCM a prender suspeitos de tráfico no Centro de Ponta Grossa

Flagrante aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), após monitoramento por câmeras de segurança; dois suspeitos…

% dias atrás

Ponta Grossa sedia o 1º Encontro de Destinos Turísticos Inteligentes dos Campos Gerais durante a Inovaweek 2025

Ponta Grossa sedia Encontro de Destinos Turísticos Inteligentes durante a Inovaweek, unindo turismo, inovação e…

% dias atrás

Confira as principais notícias policiais com Plantão 192 BnT no ar!

Confira as principais notícias policiais das últimas horas em Ponta Grossa e região.

% dias atrás