Campos Gerais

Em sete anos, CimSaúde aumenta em mais de 1.000% número de exames

IMG_9593 Boca no Trombone IMG_9593
Crédito: Divulgação
Série histórica aponta crescimento de exames, consultas e prestadores de serviços do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais

De 53.974 exames em 2017 para 615.917 em 2024, até o mês de outubro. Série histórica realizada pelo Consórcio intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), e apresentada durante assembleia ordinária online na manhã desta sexta-feira, traz curva exponencial revelando o aumento do número de exames, consultas e prestadores de serviços para a população dos 19 municípios consorciados. Somente de exames o crescimento foi de 1.047,62%. “O Consórcio cresceu. Conseguimos evoluir em muitas ações”, exulta o presidente e prefeito de Arapoti, Irani Barros.

Quanto às consultas, o aumento foi de 327,35%. Em 2017 foram 16.419, enquanto que em 2024 (até o final do mês de outubro) foram 70.283. Já o número de prestadores de serviços subiu de 51 para 195. “Aqui destacamos a importância de termos iniciado a descentralização dos serviços, levando-os para os municípios, e mais perto da população”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, destacando ainda a economia para os cofres públicos municipais, que deixam de gastar com o transporte de pacientes. Para estes serviços, o Consórcio investiu quase R$ 24 milhões somente em 2024, um aumento de 426,79% em relação a 2017.

Quanto à descentralização do atendimento, as Prefeituras tiveram papel primordial. Além da sede (Ponta Grossa) e das subsedes do Consórcio (Castro e Telêmaco Borba), outros doze municípios cederam espaços para a prestação de serviços. “O Consórcio trabalha de forma efetiva municípios, e isso demonstra a confiança que os gestores têm em nosso trabalho”, revela a diretora.

Outro número apresentado aos gestores foi da evolução do uso dos valores da Ficha de Programação Orçamentária (FPO), recurso disponibilizado pelo Estado para a prestação de serviços. “Tivemos uma cobrança do então secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para otimizarmos nosso gasto com este valor. E estamos conseguindo”, destaca o presidente.

O CimSaúde conta com um teto anual de gastos da FPO no valor de R$ 2,8 milhões. Conforme a diretora, de 2019 até 2024 foi potencializada a utilização da FPO, devido as tratativas dos prefeitos junto à Sesa e da Câmara Técnica com os secretários municipais de Saúde, Regionais e Consórcio.

Destaque durante a Assembleia para o projeto piloto do CimSaúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Iniciado em Arapoti, o projeto já conta com clínicas credenciadas para atendimento em Tibagi, Reserva, Ponta Grossa e Piraí do Sul, além de alinhamentos com Carambeí e Palmeira. “Estamos tendo um olhar diferenciado para esta população. Para o próximo ano já estamos prevendo novas ações”, antecipa Pâmella, ressaltando ainda o trabalho de educação continuada que está sendo realizado com as mães atípicas.

Aprovados- Durante a Assembleia Geral Ordinária dos gestores, o CimSaúde colocou duas questões para a votação. O Plano de Cargos e Salários e o aumento da taxa administrativa. Ambos foram aprovados. “Estamos dando melhores condições para que o Consórcio siga neste crescimento”, avalia Barros. A Assembleia contou com a participação de representantes de 18 dos 19 municípios consorciados.

Prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo CimSaúde. “É notável o quanto o Consórcio cresceu. Temos que destacar que ele é a melhor forma de atendimento da saúde pública para nossos munícipes, atendendo na ponta”, avalia. A presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Priscila Degraf também destacou os serviços do CimSaúde. “É muito importante este trabalho que o Consórcio vem realizando. Em Ponta Grossa além dos serviços de especialidades, como as consultas e exames, realizamos diversos mutirões que atenderam milhares de munícipes”, finaliza.

As informações são da assessoria de imprensa.
Leia também: 499 famílias recebem casas próprias em Residencial de Ponta Grossa.

author avatar
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG