A Prefeitura de Ponta Grossa realiza ações para prevenir acidentes e conscientizar os alunos das escolas municipais para a segurança e saúde, nas escolas e na vida pessoal. Em uma delas, realizada em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma simulação mobilizou alunos e servidores da Escola Municipal Aldo Bonde, no residencial Lagoa Dourada, na última semana.
A ação de prevenção, que envolveu a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, SAMU – por meio do Programa Samu/Escola – e Corpo de Bombeiros, está integrada ao conjunto de atividades do Projeto Saúde na Escola, programa interministerial entre Saúde e Educação, de caráter preventivo, que ocorre em todos os níveis da saúde escolar. A ação também atendeu à Lei Lucas (2018), que prevê o treinamento escolar para salvar vidas em casos de emergência, com a orientação sobre os primeiros socorros.
Durante a atividade simulada, os alunos da escola acompanharam palestras sobre os problemas gerados pelos trotes e sobre como prevenir choques elétricos – e o que fazer quando esse tipo de acidente ocorrer. Os estudantes acompanharam a simulação de uma ocorrência na qual uma criança que empinava um papagaio – ou pipa – tem o brinquedo enroscado na fiação de energia elétrica e recebe uma descarga. A mãe da criança, na tentativa de socorrer o filho, também recebe o choque e os dois precisam ser atendidos pelas equipes médicas de emergência. Participaram da simulação duas equipes do SAMU, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e socorristas (ambulâncias básica e avançada), além de duas equipes dos Bombeiros do SIATE, com um caminhão ABTR (bomba tanque resgate) e uma viatura de resgate, além de viaturas do Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, alunos, pais e funcionários da Escola Municipal Aldo Bonde.
“O choque elétrico é uma das ocorrências que mais atendemos. Na maioria das vezes, são graves. Essa orientação para as crianças é importante, porque a curiosidade delas, muitas vezes, leva a atitudes que podem provocar acidentes”, comentou o Diretor de Enfermagem do Consórcio Intermunicipal SAMU, Rinaldo Levandoski. “Os trotes geralmente são realizados por crianças e adolescentes, por isso, é importante a conscientização da importância de não fazê-los”, completa.
“Desta forma, com a parceria das equipes de saúde que atendem a nossa população, se estabelece uma sintonia entre a comunidade e os profissionais que desempenham a função de cuidar, salvar e proteger a nossa população, melhorando também a aprendizagem de nossos alunos”, acredita a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
Para a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, a educação em saúde é fundamental. “As pessoas têm dificuldades para entender o que é urgência e emergência, o que é eletivo. É uma dificuldade nossa da área da saúde”, afirma. “A criança escuta com atenção e replica em casa, o que nos ajuda na conscientização da comunidade”, comenta a presidente.
Rozângela Ribeiro, responsável pelo projeto SAMU/Escola do município de Ponta Grossa, explica que a intenção é trazer um conhecimento voltado à prevenção de situações do dia a dia, como intoxicação por medicamentos, queimaduras, e o tema desta simulação, que é o choque elétrico. “É uma ocorrência bastante comum, que pode causar sérias consequências, inclusive pode levar até a morte.
Saúde na Escola
O projeto Saúde na Escola, programa federal realizado pela Prefeitura em Ponta Grossa por meio da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, oferece atenção à saúde dos alunos em todos os sentidos, desde o aprendizado em questões de saúde, passando pelo acompanhamento do desenvolvimento corporal, até a formação dos profissionais da Educação para atendimentos de primeiros socorros nos CMEIs e Escolas Municipais.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade