Foto: Divulgação
A Prefeitura de Tibagi, através do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, informa que já está aberta a exposição sobre a agricultura no município.
Maior produtor de trigo do Brasil e maior produtor de grãos do Paraná, Tibagi tem uma agricultura forte. E isso se tornou realidade com o esforço de muitas pessoas que, no passado, acreditaram nessa terra e nela começaram a produzir. Principalmente os holandeses.
A expansão da agricultura no município começou há pouco mais de 50 anos, com a chegada dos holandeses e a compra da Fazenda Fortuna pela Cooperativa Batavo.
Eles chegaram por aqui em 1964. Leendert Cornelio de Geus, Art Jan de Geus, Leendert Adriaan Aardoon e Hendrik Barkema formaram a Sociedade Pereira e começaram a produzir na terra. Nove anos depois, em 1973, a Cooperativa Barato adquiriu a Fazenda Fortuna e outros holandeses vieram para Tibagi. A partir disso, a agricultura realmente se desenvolveu por aqui.
É o que nos conta Leonardo Arthur de Geus, que contribuiu com suas memórias e contou um pouco mais dessa história, que todos poderão conferir na exposição “Agricultura em Tibagi: da Fazenda Fortuna ao maior produtor de grãos do Paraná”, que ficará aberta até o dia 15 de outubro no museu.
Leia mais: Colégio de PG recebe palestra sobre jovens na política
O Operário Ferroviário sofreu um revés fora de casa neste domingo (25) ao ser derrotado…
A noite deste domingo (25) foi marcada por mais um crime violento em Ponta Grossa.…
Câmara de Ponta Grossa leva projeto ao bairro Santa Maria e promove escuta ativa da…
Carro colide com poste em Jaguariaíva e deixa região sem energia. Condutora foi socorrida e…
Uma metáfora pungente sobre abandono, amor rejeitado e o esquecimento das pequenas belezas da vida.…
Menino de 8 anos morre após infecção causada por bactéria entrar por ferida no joelho.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade