Categorias: Ponta Grossa

Empresários de Ponta Grossa pedem a volta do horário de verão

 

Empresários de Ponta Grossa pedem para que o governo brasileiro reconsidere o retorno do horário de verão. A revisão da decisão tomada há três anos seria benéfica para a retomada econômica, sobretudo de setores como bares, restaurantes e turismo.

De acordo com Daniel Wagner, Diretor de Turismo da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a volta do horário do horário de verão proporcionaria mais faturamento para muitos estabelecimentos e injetaria dinheiro na economia do município. Outros motivadores à volta do horário de verão seriam o impulsionamento nos parques municipais, bem como a economia de energia em meio a uma crise energética que preocupa o empresariado.

Os bares e restaurantes seriam um dos principais setores que seriam beneficiados com esta revisão, explica Wagner. Os estabelecimentos foram um dos que mais sofreram com a pandemia nos últimos meses, e a mudança de horário acrescentaria receita a estes locais que tiveram o faturamento afetado por mais de um ano, argumenta o diretor da ACIPG. 

“Seria um grande incentivo porque o setor de bares e restaurantes foi muito afetado pela pandemia. Os estabelecimentos tiveram prejuízos enormes, muitos fecharam as portas, e mais de 70% deles têm dívidas, precisam demais de qualquer oportunidade de faturamento. E o entendimento é que o horário de verão dá essa oportunidade, proporciona a percepção de que o dia é mais longo, as pessoas saem do trabalho, poderiam ir para um restaurante, um bar, e esse consumo poderia gerar até 30% de faturamento a mais”, analisa Daniel Wagner.

Com relação aos parques turísticos da região, o argumento do empresariado a favor da volta do horário de verão é que a mudança significaria um período maior de funcionamento para estes locais, e consequentemente, atrairia mais visitantes à região. “Os parques turísticos poderiam alterar seus horários de funcionamento. O Parque Vila Velha, por exemplo, hoje tem o último horário às 15 horas, e com horário de verão poderiam esticar o funcionamento até às 16 horas, 16h30. Com isso, mais pessoas poderiam frequentar o parque, consequentemente o desenvolvimento econômico acaba sendo favorecido, não somente ao parque, mas para toda cidade, mais pessoas viriam pra cidade, transferindo dinheiro para nossa economia”, explica Wagner.

A volta do horário de verão também poderia representar um alívio no gasto de energia, algo que vem preocupando a todos em decorrência da crise hídrica no país nos últimos meses.

“O argumento para o fim do horário de verão é de que ele pouco contribui com a economia de energia, mas diante do cenário que se encontra, qualquer forma de economizar já iria ajudar”, alega.

O Diretor de Turismo da ACIPG ressalta que o pedido de revisão a respeito do horário de verão vem sendo discutido por diversos empresários de diferentes regiões do país, incluindo conversas com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, em busca de possibilidades para o retorno da mudança de horário. “É uma pauta importante, focando na recuperação econômica, que vai ajudar a muitas pessoas, não vemos motivos para não fazer, e a gente está fazendo eco em um movimento que faz todo sentido”, finaliza Daniel Wagner.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

% dias atrás

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

% dias atrás

Motorista é preso por dirigir embriagado e na contramão em rodovia de PG

Teste de etilômetro apontou 1.41 mg/l. Preso foi encaminhado para a 13ª SDP

% dias atrás

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

O MSCI Carbon Project Ratings avalia de forma independente a integridade e os riscos dos…

% dias atrás

Professora denunciada por assédio sexual contra aluna de 13 anos no Paraná

O crime de assédio sexual (artigo 2167-A do Código Penal) tem pena prevista de detenção…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade