Categorias: Brasil

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta-feira

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) notificadas no fim de setembro que não regularizarem as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até esta quinta-feira (31) serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada via internet, conforme orientado no site do órgão.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples. Dessa forma, as empresas e o MEI que receberam a notificação no fim de setembro têm até o fim de outubro para regularizarem as pendências.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

Leia também: Quinta-feira permanece com tempo estável em Ponta Grossa e região

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Especialista aponta como agregar valor às PPPs de habitação

Parcerias com foco no desenvolvimento social crescem pelo Brasil. Para especialista, inclusão produtiva precisa fazer…

% dias atrás

Mulher com epilepsia cai em rio, sofre parada cardiorrespiratória e morre em Castro

Fatalidade aconteceu na quarta-feira em Castro. Mulher tinha 58 anos

% dias atrás

Aliel destina recursos e contribui para a aquisição de novas viaturas da PRF

Entrega dos 19 veículos da Polícia Rodoviária Federal ocorre nesta sexta-feira (1º). Deputado Federal reforça…

% dias atrás

Treinos e hábitos para preparar o corpo para o verão de 2025

Cia Athletica fala sobre recomendações esportivas para idades de 5 a 17, 18 a 64…

% dias atrás

ExxonMobil anuncia acordo de licenciamento para expandir sua tecnologia de processamento de vergalhões para mercados internacionais

A ExxonMobil adquiriu os direitos exclusivos de licenciamento no exterior do processo de fabricação de…

% dias atrás

Quatro homens são presos por compartilhar material pornográfico de crianças

Um homem foi preso preventivamente e outros três indivíduos foram presos em flagrante, sendo dois…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade