De 16 a 19 deste mês, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a 5ª edição do ‘PG Memória’, o salão do patrimônio cultural do município. Neste ano, o evento acontece no parque do Lago de Olarias. Durante quatro dias, diversas atrações relacionadas à história e memória ponta-grossense serão oferecidas gratuitamente ao público. A promoção faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.
“Resgatar e conservar a nossa memória, o nosso patrimônio, é essencial para que possamos nos entender como sociedade e avançar ainda mais na construção de uma cidade mais unida. Neste sentido, o PG Memória é um grande espaço de encontro e de reencontro com nossas raízes, permitindo um olhar para o passado e uma reflexão sobre toda sua importância para nosso presente e para o nosso futuro. Por isso, aproveito e convida todos a comparecerem e fazerem parte deste grande momento de celebração da nossa história”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Leia também: Família de PG busca ajuda para tratamento pós-cirúrgico de criança
Conforme explica o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, o ‘PG Memória’ é uma “exposição em formato de feira que tem como objetivo contar a história de Ponta Grossa por quem vive a história de Ponta Grossa.” A estrutura será montada com quatro estandes temáticos, que serão espaços para eventos como palestras e minicursos totalmente gratuitos, contados a partir de entidades e pessoas físicas que escolhem abordagens dentro de um grande tema e definidas previamente. “Trata-se do maior evento do patrimônio cultural do Paraná”, destaca o secretário.
Neste ano, o tema do projeto é ‘Álbum de Família’. Os participantes vão compartilhar histórias e memórias, a partir do tema central, com um olhar afetivo. “São abordagens a partir de um ponto de vista bem afetivo. Não é um evento científico e sim de recortes vividos”, diz o secretário Alberto Portugal.
Ao todo, serão quatro pavilhões onde os expositores poderão expor ideias relativas a seus grupos, entidades ou associações, ligadas a Ponta Grossa e ao tema central. O pavilhão ‘Memórias Vivas’ terá 34 estandes, com exposições de instituições diversas da cidade.
Esses espaços temáticos vão apresentar diversos aspectos históricos de Ponta Grossa; o ‘Pavilhão das Letras’, com cinco estandes, terá exposições de academias, instituições e associações da área literária; ‘Pavilhão da Segurança’ vai expor aspectos relacionados a essa área; ‘Pavilhão Espaço Saberes’ terá palestras e apresentação de estudos de temas variados.
Além desses, o ‘PG Memória’ contará com um palco para apresentações artísticas de várias vertentes e a ‘Feira Sabores das Nações’, promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo, com comidas típicas de diversas etnias.
Nesta edição, surgiram diversas ideias que serão apresentadas pelos participantes, como um estande de uma entidade que vai falar de receitas culinárias. “Porque um livro de receita é um álbum de família”, considera o secretário. Outro grupo vai apresentar a composição das casas das famílias ponta-grossenses ao longo da história entre muitos outros temas.
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade