O SIEMACO recebeu o primeiro Encontro Sobre Assédio Eleitoral de Ponta Grossa, na manhã desta terça-feira (24). Durante o evento, foram discutidos alguns resultados obtidos de estudos realizados em torno do assunto.
O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT/PR), em parceria com outros órgãos do estado. O objetivo de trazer o assunto à tona é de reduzir o número de assédios eleitorais no âmbito de trabalho, com a justificativa de que os eleitores precisam decidir seu voto.
Um tópico apresentado no evento é o número de denúncias de Assédio Eleitoral nas últimas eleições. Foram 365 denúncias registradas pelo MPT/PR, que colocaram o Paraná como o terceiro estado com mais denúncias na região Sul.
Representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR), Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR), Sistema Fecomércio Sesc, Associação da Advocacia Trabalhista no Paraná (AATPR), Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE-PR) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) estiveram presentes no evento.
O assédio eleitoral pode ocorrer por meio de coação, humilhação e constrangimento no ambiente de trabalho. Patricia Blanc Gaidex, vice-procuradora do MPT-PR, caracteriza como identificar e como denunciar o assédio eleitoral no trabalho.
“O trabalhador pode fazer uma denúncia, com sigilo de autoria (se identifica, mas a identificação é mantida em sigilo) ou mesmo de forma anônima. Nome de vítimas, testemunhas, fatos concretos, são fundamentais para uma boa ação”, conclui Patrícia.
O assedionao.org é uma iniciativa mobilizada pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Ministério Público Federal, Ministério Público do Paraná e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região do Paraná. O site possui informações de conscientização contra o assédio eleitoral.
A presidente do SIEMACO Maria Donizete Teixeira Alves falou ao Portal BnT sobre a importância para o sindicato de receber o Encontro. “É muito importante. Toda hora recebemos denúncias de assédio eleitoral. Muitas empresas querem forçar funcionários a votar em um determinado candidato que, muitas vezes, é financiado pela empresa”, conta.
Confira todas as entrevistas na reportagem abaixo:
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade