Categorias: Eleições 2024

Encontro sobre Assédio Eleitoral em PG discute aumento de denúncias no Paraná

O SIEMACO recebeu o primeiro Encontro Sobre Assédio Eleitoral de Ponta Grossa, na manhã desta terça-feira (24). Durante o evento, foram discutidos alguns resultados obtidos de estudos realizados em torno do assunto. 

O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT/PR), em parceria com outros órgãos do estado. O objetivo de trazer o assunto à tona é de reduzir o número de assédios eleitorais no âmbito de trabalho, com a justificativa de que os eleitores precisam decidir seu voto.

Um tópico apresentado no evento é o número de denúncias de Assédio Eleitoral nas últimas eleições. Foram 365 denúncias registradas pelo MPT/PR, que colocaram o Paraná como o terceiro estado com mais denúncias na região Sul.

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR), Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR), Sistema Fecomércio Sesc, Associação da Advocacia Trabalhista no Paraná (AATPR), Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE-PR) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) estiveram presentes no evento.

Entrevistas

O assédio eleitoral pode ocorrer por meio de coação, humilhação e constrangimento no ambiente de trabalho. Patricia Blanc Gaidex, vice-procuradora do MPT-PR, caracteriza como identificar e como denunciar o assédio eleitoral no trabalho. 

“O trabalhador pode fazer uma denúncia, com sigilo de autoria (se identifica, mas a identificação é mantida em sigilo) ou mesmo de forma anônima. Nome de vítimas, testemunhas, fatos concretos, são fundamentais para uma boa ação”, conclui Patrícia. 

O assedionao.org é uma iniciativa mobilizada pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Ministério Público Federal, Ministério Público do Paraná e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região do Paraná. O site possui informações de conscientização contra o assédio eleitoral. 

A presidente do SIEMACO Maria Donizete Teixeira Alves falou ao Portal BnT sobre a importância para o sindicato de receber o Encontro. “É muito importante. Toda hora recebemos denúncias de assédio eleitoral. Muitas empresas querem forçar funcionários a votar em um determinado candidato que, muitas vezes, é financiado pela empresa”, conta. 

Confira todas as entrevistas na reportagem abaixo: 

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Sanepar descumpre cronograma e moradores de Ponta Grossa enfrentam crise de abastecimento de água

Moradores de Ponta Grossa criticam Sanepar por cortar água sem aviso, causando transtornos e desorganização.

% dias atrás

Bolo de Limão Fofinho e Molhadinho: Fácil, Rápido e Irresistível!

Se você está procurando uma receita fácil de bolo de limão , que seja fofinho,…

% dias atrás

Zanlorenzi Bebidas oferece visitas guiadas para escolas e universidades em sua fábrica de Campo Largo

Até 1976, a fábrica, em Campo Largo (PR), concentrava em um único local as etapas…

% dias atrás

Aliel Machado recebe título de Cidadão Honorário em Reserva

Deputado Federal é reconhecido por sua contribuição, com mais de R$ 7 milhões em recursos…

% dias atrás

Atléticas da UEPG arrecadam duas toneladas de produtos no trote solidário

Alunos da UEPG arrecadam alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes em Ponta Grossa.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade