Categorias: Política

Ênio Verri é o novo diretor-geral da Itaipu Binacional

Confirmando todas as últimas notícias sobre a nomeação para o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri é o escolhido pelo presidente Lula. Após reunião entre o deputado federal e o presidente, foi batido o martelo, e Verri assumirá a diretoria-geral da maior hidrelétrica do país e segunda maior do mundo.

Ênio conta que desde que foi consultado sobre a possibilidade de assumir para o cargo, sabia da responsabilidade e do enorme desafio de colocar a Itaipu em novos rumos, seguindo os planos do atual governo.

“O convite do Lula é como um chamado. Você aceita e toma para si esse desafio que é reconstruir um país voltado para o desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. Sinto-me honrado do presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético”, disse.

Eleito para o terceiro mandato como deputado federal, Enio agora terá uma nova missão. “Aceito esse desafio para contribuir com o projeto de Lula para Itaipu e para o país. Já tinha afirmado anteriormente, estou no PT há 40 anos e sempre defendi que os interesses coletivos se impõem ao individual. E, hoje, esse projeto coletivo é a reconstrução do Brasil. E Itaipu é estratégica, pela sua atuação na produção de energia elétrica.

Em 2023, o Tratado de Itaipu completa 50 anos, e está prevista a revisão do Anexo C. O que envolve a reedição de cálculos e prestação de serviços entre Brasil e Paraguai. “Não tenho dúvidas que essa nova gestão, com os novos conselheiros e diretores, vai buscar o melhor para os dois países, sem afetar o preço da energia elétrica no Brasil”, comentou Enio Verri.

O futuro diretor-geral ressaltou que vai tomar conhecimento de todos os contratos de convênios firmados nos últimos seis anos. “Queremos dar total transparência e publicidade aos investimentos feitos pela empresa nos últimos tempos e a partir de agora. A ideia é que as realizações sejam creditadas à própria Itaipu, como realizadora de grandes obras, como já sabemos. Esse será um dos pontos que vamos trabalhar. Além de mirar em futuros investimentos estratégicos e robustos para o Paraná e o Brasil”, adiantou Verri.

ENIO VERRI

Nascido em Maringá, formado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) na área, com tema “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul”. Foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná do governo Roberto Requião (PMDB). Foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, e entraria em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

PM de Ponta Grossa recupera carro roubado e prende criminosos em ação rápida

Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…

% dias atrás

Você se considera um bom líder? E a sua equipe diria o mesmo sobre você?

Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…

% dias atrás

Bombeiros resgatam oito cachorrinhos que estavam dentro de bueiro em Irati. Veja vídeo

Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…

% dias atrás

Homem é preso em bar na região após ameaçar matar a convivente pelo Whatsapp

Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…

% dias atrás

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade