Categorias: DestaqueParaná

Entenda o que pode ter causado a explosão em silo que matou oito pessoas

Sete haitianos e um brasileiro morreram na explosão de um silo de armazenamento de milho em Palotina, localizado no oeste do estado. A explosão também deixou 11 feridos e uma pessoa que segue desaparecida na quarta-feira (26). A causa está sendo investigada, mas uma das hipóteses é a poeira do milho.

De acordo com o major Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. O major explica que o período atual é de colheita da safra de milho, e que esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.

Zajac acrescenta que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da polícia científica. Ele, no entanto, antecipou algumas das hipóteses sobre quais substâncias presentes no local poderiam ter servido de combustível para a explosão.

“A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”, disse o major. “Esses riscos tornam imprescindível a limpeza rotineira desses tuneis”, acrescentou.

Força-tarefa

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica do estado, para perícia; e os 11 feridos foram encaminhados a hospitais da região.

O impacto da explosão pode ser sentido em até 8 km de distância. Moradores relataram que sentiram tremores e vidros de casas da região foram danificadas.

A C.Vale, empresa responsável pelo silo, divulgou uma nota sobre o ocorrido.

“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas. No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas. No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento. Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade”.

Com Agência Brasil

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

KFSHRC Realiza Com Sucesso Mais de 5.000 Transplantes de Rins

RIADE, Arábia Saudita, July 02, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

% dias atrás

Com a Inauguração do Shenzhen-Zhongshan Link, Qianhai Adota Nova Ferramenta para Expansão da Abertura da

Authority of Qianhai Shenzhen-Hong Kong Modern Service Industry Cooperation Zone

% dias atrás

Família pede ajuda para encontrar cachorrinha Kiara desaparecida no Tarobá

O animal de estimação foi visto pela última vez no último sábado (29), no bairro…

% dias atrás

Veículos que serão sorteados pelo Nota PG e IPTU já estão expostos na Prefeitura

O contribuinte poderá concorrer a um carro zero quilômetros, uma moto novinha ou ainda a…

% dias atrás

Vítima de atropelamento em Uvaranas morre no hospital e familiares aguardam mais de 20 horas pela liberação do corpo

Vítima faleceu na noite desse domingo (30) e familiares aguardavam desde às 8h da manhã…

% dias atrás

Jhonata Araújo mostra cultura do piseiro no cenário nacional

Com participações em rádios e em canais de televisão, o cantor e compositor piauiense tem…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade