Categorias: Coluna

Entre a ‘vovó trabalhadeira’ e a ‘mulher madura’: quem leva a Prefeitura de PG?

Ao que tudo indica, teremos uma eleição, no dia 27, com um resultado bastante apertado, revelado pelas chuvas de pesquisas eleitorais. Obviamente, boa parte, estratégia para embolar o meio de campo político-eleitoral de Ponta Grossa, mas o jogo é esse mesmo. Indiferente, se a prefeita Elizabeth Schmidt (UNIÃO) está uma dezena a frente de Mabel Canto (PSDB) ou vice e versa, o resultado ainda será concentradíssimo.

O marqueteiro de Elizabeth fez um trabalho que trouxe para o eleitor o arquétipo de uma prefeita diferente da que governou a cidade nos últimos anos, mais próxima da população, mesmo que isso significasse assumir os adjetivos considerados pejorativos e apelidos dados pelos adversários e ex-companheiros, de velha, de vovó. Elizabeth pegou os limões e fez uma limonada e o segundo turno, que era um ambiente longínquo, diante do embate com a própria máquina do estado, chegou.

A deputada Mabel sempre pareceu favorita para o segundo turno, mas para enfrentar essa nova fase, precisou remodelar sua imagem neste segundo turno, mudando, principalmente, a comunicação de sua campanha, contratando marqueteiros de experiência, responsáveis pelo sucesso de grandes campanhas eleitorais.

A partir daí, se viu uma candidata Mabel mais desvencilhada do pai, o ex-prefeito Jocelito Canto, quer dizer, na distância correta, reiterando sua capacidade e independência, com discurso que não é jovem demais para governar a cidade, ao mesmo tempo em que se utiliza da experiência e da popularidade de Jocelito, deixando claro: não será o pai que irá governar a prefeitura, caso ela seja eleita.

A deputada de segundo mandato, neste turno, está com uma imagem de mulher ‘madura’, cuidadora, mantendo como sempre os olhos para os mais carentes e as bandeiras voltadas para a Saúde e obras de infraestrutura. Ao contrário do desacerto no pleito de 2020, quando esteve com a mesma candidata concorrendo a Prefeitura, não restringiu apoios (refere-se à esquerda) e afirmou com veemência: tenho dialogo com todos.

Apesar de não existir receita para ganhar uma eleição, é tino, experiência, que ambas candidatas possuem, além de conhecerem a cidade e o eleitor ponta-grossensse. A estratégia das campanhas na reta final está na conquista dos mingados eleitores indecisos, isso para ambas, mas no caso de Elizabeth, tentativas de transpor o eleitorado que diz votar em Mabel é transitar pela corda bamba, onde cada movimento pode ensejar uma queda, mesmo que não abrupta, que bastaria para insuflar a campanha adversária.

De outro lado, a campanha de Mabel tem seu favoritismo e, talvez, a presença nas ruas dos bairros onde a população se sinta menos assistida pelo poder público, pode ser o ‘Calcanhar de Aquiles’ da atual chefe do executivo, o que é indispensável para a migração de intenção de votos para a filha de Jocelito. Quem viver, verá!

Leia também: Valdívia, ex-jogador do Palmeiras, é investigado após denúncias de estupro. Ele está preso

Gleidson Carlos

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

Artigos recentes

Operário Ferroviário anuncia Thiaguinho como novo reforço até 2026

Volante tem passagens por Corinthians, Botafogo, Juventude e Vitória, além de títulos estaduais na carreira

% dias atrás

Nova adutora de água bruta do Pitangui entra em operação em PG

A infraestrutura transporta água diretamente do rio Pitangui até a Estação de Tratamento de Água…

% dias atrás

Aliel Machado realiza balanço de reuniões com prefeitos dos Campos Gerais

O parlamentar recebeu Juca Sloboda (Jaguariaíva), Altamir Sanson (Palmeira) e Ary Mattos (Ortigueira), na Marcha…

% dias atrás

Após troca de gramado, Operário confirma retorno ao Germano Krüger contra o Athletico

Estádio recebe grama canadense, resistente ao frio, e volta a ser palco de uma partida…

% dias atrás

Moraes ameaça prender ex-deputado durante oitiva sobre tentativa de Golpe

Em determinado momento da audiência, em vídeoconferência, Aldo Rebelo disse que não admitia censura e…

% dias atrás

Castro debate políticas públicas para idosos em conferência com ampla participação

Durante os dois dias de programação, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater…

% dias atrás