Categorias: Campos Gerais

Equipe do CAPS de Piraí promove palestra sobre combate às drogas e ao álcool

O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo.

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, sendo assim considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a própria OMS, o consumo de drogas ilícitas acomete cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos de idade.

Nesta segunda-feira (20) a equipe do CAPS de Piraí do Sul, de forma educativa e preventiva, promoveu junto ao Colégio Estadual Cívico Militar Professor Leandro Manoel da Costa, um dia de palestras sob o tema buscando atingir o público de aproximadamente 650 alunos do colégio.

O palestrante convidado, Neilor Jurandy da Costa, abordou o acesso e uso das drogas lícitas como as bebidas alcoólicas, as quais podem ser facilmente encontradas no cotidiano da grande maioria das famílias e nos carrinhos de compra entre as mercadorias consumidas regularmente pela população.

Uma das questões trabalhadas de forma destacada foi sobre o consumo de qualquer tipo de droga, lícitas ou ilícitas, e seus efeitos na vida e na saúde das pessoas, causando no corpo e na mente uma incompatibilidade com a vida saudável.

“A proposta da Secretaria Municipal é estar sempre ampliando as ações educativas e preventivas em saúde para promover melhores condições de saúde para a população, principalmente sobre um tema tão importante como esse”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

A organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência química, é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crak e cocaína entre outras, é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo todo, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Mirian Silene Leme, diretora do CAPS, lembra que “é muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer, drogas e álcool, antes de qualquer coisa, oferecem prazer imediato”.

Por causarem dependência física, psicológica e crise de abstinência, o uso abusivo de drogas e álcool, é uma doença de difícil tratamento.

Por isso, as ações educativas e preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, à prática de esporte, o lazer e o efeito multiplicador de informações sobre drogas.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Relatório da Bitget Research aponta que o volume de transações do ecossistema da TON aumentou 1.800% em menos de seis meses

VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e…

% dias atrás

Mary Kay entra no mercado do Quirguistão, promovendo ainda mais a beleza e o empoderamento no mundo todo

A Mary Kay Inc., líder global em cuidados com a pele e cosméticos, tem o…

% dias atrás

Ônibus colide com poste após tentativa de assalto a motorista em Ponta Grossa

Ônibus colide com poste em Ponta Grossa após tentativa de assalto ao motorista. Ninguém ferido.…

% dias atrás

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

STF julga direito de Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS e se…

% dias atrás

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade