Categorias: DestaquePonta Grossa

Escola de PG usa lavanda para conscientizar alunos sobre Epilepsia

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Catarina Miró, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, visitaram nesta quinta (23) o Het Dorp – Vilarejo Holandês, em Carambeí, onde é cultivado um belíssimo lavandário. A aula-passeio comemora o Dia Roxo, 26 de março, em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. A lavanda, sua cor e aroma são considerados símbolos da conscientização sobre a síndrome, por representarem a calma e, ao mesmo tempo, a solidão.

Na escola, o mês está dedicado ao tema Diversidade e inclusão nos cotidianos escolar e familiar, debatendo a epilepsia e também as deficiências, estimulando a empatia, a fraternidade e o conhecimento. Autismo e Síndrome de Down também estão na pauta dos professores e da equipe gestora da Escola Municipal Catarina Miró.

Durante as aulas, as crianças estão aprendendo que a epilepsia é uma síndrome e que pode desencadear sinais elétricos desorganizados no cérebro, causando convulsões e outros sintomas. Eles também buscaram entender como se sente uma pessoa com a síndrome e como se deve agir para ajudar uma pessoa epilética em momentos de crise, eliminando preconceitos e mitos.

O aluno Emanuel da Cruz Jucoski realizou seu aprendizado e conectou o aroma da lavanda à calma necessária para cuidar de quem convive com a epilepsia: “É uma flor bem cheirosa, que dá para fazer perfume, sabonete, e faz se sentir bem”, conta ele. “A gente não pode tratar as pessoas com desigualdade, se tiver deficiência ou uma doença. A lavanda e o roxo também têm a ver com a solidão, isso que as pessoas com epilepsia sentem. Para cuidar delas tem que ter responsabilidade, educação, respeito e calma”, ensina Emanuel.

Leia também:
Encontro Estadual do Censo Escolar tem início em PG

A coordenadora pedagógica Simone Aparecida Simões acredita que a aula superou as expectativas da equipe e da turma. “Foi uma visita além do que nós esperávamos. Aprendemos a história da lavanda e do local e, assim, os alunos conseguiram fazer as associações com o que aprenderam na escola. Para nós é também um aprendizado além do que nós esperávamos”.

Trabalho multidisciplinar

O trabalho está relacionado com o programa de Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pela professora Liz Angela Gonçalves. “É um trabalho que engloba tudo o que está relacionado à diversidade e inclusão em nossas escolas, incluindo a questão racial e deficiências”, explica Liz.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem é baleado em conveniência no bairro Santa Paula, em Ponta Grossa

Vítima levou um tiro no abdômem e correu para se proteger. Ele foi até uma…

% dias atrás

Idoso morre após cair em piscina em PG; polícia investiga o caso

Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…

% dias atrás

PM de Ponta Grossa recupera carro roubado e prende criminosos em ação rápida

Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…

% dias atrás

Você se considera um bom líder? E a sua equipe diria o mesmo sobre você?

Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…

% dias atrás

Bombeiros resgatam oito cachorrinhos que estavam dentro de bueiro em Irati. Veja vídeo

Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…

% dias atrás

Homem é preso em bar na região após ameaçar matar a convivente pelo Whatsapp

Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade