A partir de agora instituições de ensino pertencentes a cidade de Ponta Grossa serão obrigadas por força de lei a comunicarem os pais ou responsáveis de alunos toda vez que ocorrer eventos de agressão, ou ameaça que coloquem em risco a integridade física, ou mental das crianças.
De autoria do vereador Léo Farmacêutico, a Lei 148/2022 foi sancionada pela prefeita municipal e dispõe da obrigatoriedade de escolas públicas e particulares em informar no prazo máximo de 24 horas, pais ou responsáveis após episódios de agressão, ou ameaças que coloquem em risco a integridade física, ou mental dos alunos.
Além da comunicação do fato, a direção deverá informar ainda por escrito as providências adotadas. As comunicações deverão ser realizadas em diversas situações como a ocorrência de doenças infectocontagiosas, bullying e brincadeiras perigosas, ameaças, tentativas de invasão da escola, venda de drogas ilícitas nas dependências ou nas imediações da escola, entre outras situações.
Para o vereador a lei se faz necessária por compreender que a integridade das crianças é responsabilidade conjunta dos educares, pais e responsáveis. Léo afirma que em muitos casos os familiares tomam conhecimento de situações de risco quando algo trágico acontece ou através das redes sociais e da imprensa.
“Atualmente a comunidade somente fica sabendo das ocorrências quando algum evento trágico e mais sério ocorre, e não raramente, esse conhecimento vem através de informações não oficiais, divulgadas em grupos de WhatsApp e publicadas pela mídia local, fato que leva a especulações e em certos casos acabam por gerar pânico na sociedade”, declara o vereador.
O parlamentar destacou algumas situações de segurança nas escolas, as quais levaram a criação da lei, situações como a do ano de 2019, quando um aluno adentrou com uma bomba casei em uma escola, em 2022 uma briga generalizada na saída de um colégio e pouco tempo depois, em junho deste ano uma notícia que foi destaque no Portal Boca no Trombone a qual denunciava um possível surto de meningite em CMEI’S e Escolas Municipais na região do bairro contorno.
São notícias preocupantes que os pais e responsáveis somente tomam conhecimento através da mídia ou das redes sociais e isso precisa mudar, necessitamos de mais informação, em tempo real, para evitar mais tragédias.
Para o vereador existe a necessidade de que as instituições trabalhem com muita transparência junto aos pais, não sendo “correto e salutar encobrir ou mesmo restringir a tomada de decisão nas mãos de poucas pessoas ou autoridades”.
A Lei obrigada ainda a comunicação de risco a alunos, funcionários, servidores ou prestadores de serviços. Em caso de descumprimento da lei os responsáveis irão responder procedimento administrativo além da aplicação de multa que pode chegar a um valor de até R$811,00, tendo o valor duplicado em caso de reincidência.
Texto: Carlos Rafael Ozorio
[RELACIONADAS]
O Decreto nº 24.387/2024 de Ponta Grossa ajusta o orçamento, priorizando assistência social, mas reduz…
Confira as vagas de emprego disponíves na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, para esta…
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias do caso e trabalhando para identificar o responsável…
a solicitante, que relatou que um homem invadiu a residência de seu filho e causou…
O homem afirmou não saber as razões que motivaram o ataque. Após a agressão, os…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade