As escolas municipais de Tibagi e dos distritos de São Bento do Amparo e Caetano Mendes realizam a partir desta quarta-feira (10) até a próxima sexta (12) a Prova Brasil, aplicada para os alunos dos 5ºs anos.
De acordo com a coordenadora do ensino fundamental, Marta Serenato Martins, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Ela disse também que nos testes aplicados os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura e interpretação, e em Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Além disso, Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações da Prova Brasil, explica Marta, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Juntos, esses fatores são responsáveis pelo acompanhamento da qualidade do serviço prestado e tornam a gestão escolar capaz de promover melhorias plenamente eficazes. A análise desses indicadores, além de evidenciar o desempenho individual dos alunos, é importante para o desenvolvimento do educador.
Professores e gestores podem fazer uso dos indicadores como ferramentas de autoavaliação a fim de observarem suas próprias ações. Assim, a escola consegue acompanhar o seu desempenho e identificar os pontos em que é possível melhorar, seja no relacionamento com o estudante, com o corpo docente ou até mesmo com os pais e responsáveis.
Cronograma de aplicação da Prova Brasil em Tibagi
Nesta quarta-feira (11), as escolas municipais Professor Aroldo e Professora Ida Viana da Costa realizam a Prova Brasil. Serão duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde.
Na quinta-feira (11), é a vez da Escola Municipal Telêmaco Borba. Serão seis turmas no período da manhã e apenas uma no período da tarde.
Por fim, na sexta-feira (12) é a vez das escolas localizadas nos distritos de Tibagi. Na escola municipal David Federmann e na escola São Bento serão duas turmas de manhã e duas turmas a tarde.
Top 3 ainda conta com o Bierwit Restaurante e Choperia, de Palmeira, e o Restaurante…
Candidatas Juliana Scalise Taques Fonseca e Mariantonieta Pailo Ferraz disputaram a presidência
Aliel Machado foi relator do PL que cria o Mercado de Carbono. Parlamentar detalha importância…
Marcela Carvalho Santana da Luz foi encontrada na residência de uma amiga pela sogra e…
Cerimônia de entrega do diploma de menção honrosa foi realizada nesta quinta-feira (21) e contou…
Série histórica aponta crescimento de exames, consultas e prestadores de serviços do Consórcio Intermunicipal de…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade