Categorias: Campos Gerais

Escolas municipais de Tibagi realizam Prova Brasil a partir desta quarta-feira

As escolas municipais de Tibagi e dos distritos de São Bento do Amparo e Caetano Mendes realizam a partir desta quarta-feira (10) até a próxima sexta (12) a Prova Brasil, aplicada para os alunos dos 5ºs anos.

De acordo com a coordenadora do ensino fundamental, Marta Serenato Martins, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Ela disse também que nos testes aplicados os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura e interpretação, e em Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Além disso, Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações da Prova Brasil, explica Marta, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Juntos, esses fatores são responsáveis pelo acompanhamento da qualidade do serviço prestado e tornam a gestão escolar capaz de promover melhorias plenamente eficazes. A análise desses indicadores, além de evidenciar o desempenho individual dos alunos, é importante para o desenvolvimento do educador.

Professores e gestores podem fazer uso dos indicadores como ferramentas de autoavaliação a fim de observarem suas próprias ações. Assim, a escola consegue acompanhar o seu desempenho e identificar os pontos em que é possível melhorar, seja no relacionamento com o estudante, com o corpo docente ou até mesmo com os pais e responsáveis.

Cronograma de aplicação da Prova Brasil em Tibagi

Nesta quarta-feira (11), as escolas municipais Professor Aroldo e Professora Ida Viana da Costa realizam a Prova Brasil. Serão duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde.

Na quinta-feira (11), é a vez da Escola Municipal Telêmaco Borba. Serão seis turmas no período da manhã e apenas uma no período da tarde.
Por fim, na sexta-feira (12) é a vez das escolas localizadas nos distritos de Tibagi. Na escola municipal David Federmann e na escola São Bento serão duas turmas de manhã e duas turmas a tarde.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Campanha de doações do Paraná já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul

Os mantimentos estão atendendo famílias que estão desalojadas ou em abrigos. Em todo o Rio…

% dias atrás

STF nega pedido do Flamengo e mantém Sport como único campeão brasileiro de 1987

Cinco ministros do colegiado votaram para manter decisões que reconheceram o clube pernambucano como único…

% dias atrás

Criança de 1 ano de idade morre em Ponta Grossa e gera comoção

Derick Hugo de Siqueira Nowakowski está sendo velado na residência da família, na Vila Coronel…

% dias atrás

Caminhão tomba na BR-376, espalha carga e interdita rodovia em PG

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (18). Caminhão carregado de grãos interditou uma das pistas…

% dias atrás

Após cirurgia de emergência no cérebro, estado de saúde de Tony Ramos é atualizado

Ator foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenar um hematoma subdural - sangramento intracraniano…

% dias atrás

Homem fica ferido após ser agredido por três indivíduos em bar de Teixeira Soares

Vítima teria sido agredido por três pessoas após uma discussão no estabelecimento. Caso aconteceu nesta…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade