A autora Renata Regis Florisbelo, a Estúdio Texto e a ABC Projetos Culturais lançam no próximo sábado (15), das 10h às 13h, no Belvedere do Alto do São Francisco, em Curitiba, o livro Georreferenciamento Cultural. A ação tem o apoio da Academia Paranaense de Letras.
A obra reúne mais de 130 textos escritos por Renata Regis Florisbelo e que retratam elementos da identidade cultural da região dos Campos Gerais. Unindo geografia, literatura e artes visuais, a obra contribui diretamente para a valorização do patrimônio cultural, da identidade regional e do reconhecimento de narrativas históricas da região. “O objetivo da produção foi lançar um olhar vivificado para diversas experiências culturais”, define a autora.
Leia também: Cantor Gabriel Sater fará show no Parque Ambiental neste sábado (15)
Segundo ela, a seleção dos temas abordados no livro foi desafiadora, envolvendo uma pesquisa histórica para contextualização no tempo e no espaço, além da reflexão sobre o valor real de cada fragmento da cultura regional e o poder de vivificação em nossa vida diária. Os textos foram escritos originalmente para colunas periódicas publicadas na imprensa ponta-grossense, porém a união de todos numa mesma publicação possibilita um olhar atento e ainda mais instigador para a região.
“O conteúdo é rico em leituras metafóricas e até filosóficas que extrapolam para aspectos mundiais da cultura. Os temas não abarcam somente os espaços culturais, também incluem eventos e reflexões de amplitude maior”, explica a autora.
A obra é acompanhada de um mapa, que situa os espaços e artefatos culturais retratados ao longo dos textos, fruto do trabalho cartográfico assinado pelo geógrafo Brendo Carvalho, especialista em mapas antigos. Com isso, o leitor faz um passeio pelo universo cultural referenciado por Renata Florisbelo através da cartografia e da iconografia.
Pensando na acessibilidade, a obra possui uma versão em audiolivro disponível por meio de um QR Code nas páginas finais e também disponível gratuitamente através do Canal do Youtube da editora Estúdio Texto. A obra foi prefaciada pelo secretário municipal de cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, e é a décima quinta da autora.
Georreferenciamento Cultural é um livro resultado de um projeto aprovado pelo PROFICE, que contou com o patrocínio da empresa Continental. Parte dos livros editados foi distribuída gratuitamente entre escolas, bibliotecas, programas de leitura e entidades culturais da região de Ponta Grossa.
A autora ainda realizou oficinas com estudantes da rede pública de ensino abordando a produção literária, bem como disponibilizou uma palestra virtual dirigida a professores sobre a obra e seu possível uso complementando conteúdos curriculares sobre a região, que pode ser acessada NESTE LINK.
SERVIÇO
Livro: Georreferenciamento Cultural
Autora: Renata Regis Florisbelo
Nº de páginas: 256
Valor de venda promocional: R$ 25
Local de lançamento: Belvedere do Alto da São Francisco
Endereço: Rua Praça Doutor Carlos Cândido, Rua Jaime Reis, s/n
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade