A autora Renata Regis Florisbelo, a Estúdio Texto e a ABC Projetos Culturais lançam no próximo sábado (15), das 10h às 13h, no Belvedere do Alto do São Francisco, em Curitiba, o livro Georreferenciamento Cultural. A ação tem o apoio da Academia Paranaense de Letras.
A obra reúne mais de 130 textos escritos por Renata Regis Florisbelo e que retratam elementos da identidade cultural da região dos Campos Gerais. Unindo geografia, literatura e artes visuais, a obra contribui diretamente para a valorização do patrimônio cultural, da identidade regional e do reconhecimento de narrativas históricas da região. “O objetivo da produção foi lançar um olhar vivificado para diversas experiências culturais”, define a autora.
Leia também: Cantor Gabriel Sater fará show no Parque Ambiental neste sábado (15)
Segundo ela, a seleção dos temas abordados no livro foi desafiadora, envolvendo uma pesquisa histórica para contextualização no tempo e no espaço, além da reflexão sobre o valor real de cada fragmento da cultura regional e o poder de vivificação em nossa vida diária. Os textos foram escritos originalmente para colunas periódicas publicadas na imprensa ponta-grossense, porém a união de todos numa mesma publicação possibilita um olhar atento e ainda mais instigador para a região.
“O conteúdo é rico em leituras metafóricas e até filosóficas que extrapolam para aspectos mundiais da cultura. Os temas não abarcam somente os espaços culturais, também incluem eventos e reflexões de amplitude maior”, explica a autora.
A obra é acompanhada de um mapa, que situa os espaços e artefatos culturais retratados ao longo dos textos, fruto do trabalho cartográfico assinado pelo geógrafo Brendo Carvalho, especialista em mapas antigos. Com isso, o leitor faz um passeio pelo universo cultural referenciado por Renata Florisbelo através da cartografia e da iconografia.
Pensando na acessibilidade, a obra possui uma versão em audiolivro disponível por meio de um QR Code nas páginas finais e também disponível gratuitamente através do Canal do Youtube da editora Estúdio Texto. A obra foi prefaciada pelo secretário municipal de cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, e é a décima quinta da autora.
Georreferenciamento Cultural é um livro resultado de um projeto aprovado pelo PROFICE, que contou com o patrocínio da empresa Continental. Parte dos livros editados foi distribuída gratuitamente entre escolas, bibliotecas, programas de leitura e entidades culturais da região de Ponta Grossa.
A autora ainda realizou oficinas com estudantes da rede pública de ensino abordando a produção literária, bem como disponibilizou uma palestra virtual dirigida a professores sobre a obra e seu possível uso complementando conteúdos curriculares sobre a região, que pode ser acessada NESTE LINK.
SERVIÇO
Livro: Georreferenciamento Cultural
Autora: Renata Regis Florisbelo
Nº de páginas: 256
Valor de venda promocional: R$ 25
Local de lançamento: Belvedere do Alto da São Francisco
Endereço: Rua Praça Doutor Carlos Cândido, Rua Jaime Reis, s/n
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade