Escritora de PG lança obra sobre a identidade regional dos Campos Gerais

A autora Renata Regis Florisbelo, a Estúdio Texto e a ABC Projetos Culturais lançam no próximo sábado (15), das 10h às 13h, no Belvedere do Alto do São Francisco, em Curitiba, o livro Georreferenciamento Cultural. A ação tem o apoio da Academia Paranaense de Letras.

A obra reúne mais de 130 textos escritos por Renata Regis Florisbelo e que retratam elementos da identidade cultural da região dos Campos Gerais. Unindo geografia, literatura e artes visuais, a obra contribui diretamente para a valorização do patrimônio cultural, da identidade regional e do reconhecimento de narrativas históricas da região. “O objetivo da produção foi lançar um olhar vivificado para diversas experiências culturais”, define a autora.

Leia também: Cantor Gabriel Sater fará show no Parque Ambiental neste sábado (15)

Segundo ela, a seleção dos temas abordados no livro foi desafiadora, envolvendo uma pesquisa histórica para contextualização no tempo e no espaço, além da reflexão sobre o valor real de cada fragmento da cultura regional e o poder de vivificação em nossa vida diária.  Os textos foram escritos originalmente para colunas periódicas publicadas na imprensa ponta-grossense, porém a união de todos numa mesma publicação possibilita um olhar atento e ainda mais instigador para a região.

“O conteúdo é rico em leituras metafóricas e até filosóficas que extrapolam para aspectos mundiais da cultura. Os temas não abarcam somente os espaços culturais, também incluem eventos e reflexões de amplitude maior”, explica a autora.

A obra é acompanhada de um mapa, que situa os espaços e artefatos culturais retratados ao longo dos textos, fruto do trabalho cartográfico assinado pelo geógrafo Brendo Carvalho, especialista em mapas antigos. Com isso, o leitor faz um passeio pelo universo cultural referenciado por Renata Florisbelo através da cartografia e da iconografia.

Pensando na acessibilidade, a obra possui uma versão em audiolivro disponível por meio de um QR Code nas páginas finais e também disponível gratuitamente através do Canal do Youtube da editora Estúdio Texto. A obra foi prefaciada pelo secretário municipal de cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, e é a décima quinta da autora.

Georreferenciamento Cultural é um livro resultado de um projeto aprovado pelo PROFICE, que contou com o patrocínio da empresa Continental. Parte dos livros editados foi distribuída gratuitamente entre escolas, bibliotecas, programas de leitura e entidades culturais da região de Ponta Grossa.

A autora ainda realizou oficinas com estudantes da rede pública de ensino abordando a produção literária, bem como disponibilizou uma palestra virtual dirigida a professores sobre a obra e seu possível uso complementando conteúdos curriculares sobre a região, que pode ser acessada NESTE LINK.

SERVIÇO

Livro: Georreferenciamento Cultural

Autora: Renata Regis Florisbelo

Nº de páginas: 256

Valor de venda promocional: R$ 25

Local de lançamento: Belvedere do Alto da São Francisco

Endereço: Rua Praça Doutor Carlos Cândido, Rua Jaime Reis, s/n

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade