Com apresentações gratuitas e voltadas especialmente para pessoas com deficiência, o espetáculo “O Mundo Especial de Picolé” retorna em fevereiro, levando arte e inclusão a diferentes entidades socioassistenciais. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, busca democratizar o acesso à cultura e proporcionar momentos de alegria e interação.
Inspirado na arte circense, o espetáculo combina esquetes de palhaçaria com performances de malabarismo e acrobacias em monociclos. A interpretação fica por conta do artista Robert Willians Vargas Salgueiro, no papel do Palhaço Picolé, e de Geovana de Abreu Salgueiro, que dá vida à bailarina. Com um formato lúdico e acessível, a apresentação é planejada para que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam acompanhar e se divertir.
A acessibilidade é um dos pilares do projeto. Para o público com deficiência visual, os atores reforçam as descrições e sensações ao longo da encenação. Já para pessoas com deficiência auditiva, a mímica e a linguagem de sinais ganham destaque, garantindo uma experiência mais inclusiva.
Nesta edição, o projeto – aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – conta com patrocínio da Paccar Financial e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além da produção executiva da ABC Projetos Culturais. O objetivo principal é levar o espetáculo a entidades que atendem pessoas com deficiência no município de Ponta Grossa e em São José dos Pinhais.
Uma história cheia de humor e aprendizado
A trama acompanha o atrapalhado Palhaço Picolé, que sonha em conseguir um emprego no circo e, para isso, conta com a ajuda da plateia. Ao longo do espetáculo, ele aprende diversas habilidades circenses junto com seus amigos e também ensina truques de mágica e malabarismo ao público.
Programação das apresentações:
10 de fevereiro – ADFPG (Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa).
12 de fevereiro – ONG Além da Mesa (atendendo autistas, pessoas com deficiência mental, auditiva, visual, síndrome de Down, idosos, pacientes com Parkinson, entre outros).
13 de fevereiro – São José dos Pinhais (duas apresentações em ginásio para público autista atendido por ONGs e instituições da região).
O espetáculo promete momentos de encantamento e diversão para todos os públicos, reforçando a importância da arte como ferramenta de inclusão.
Leia também: Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025 estão abertas
A Sala do Empreendedor divulgou o cronograma de atendimentos nos CRAS em fevereiro, oferecendo serviços…
Segundo relatos da Polícia Civil, Fernando confessou que sedou seu filho com um achocolatado misturado…
Após os primeiros socorros realizados pelo SAMU e SIATE, o motorista de 54 anos foi…
Taxa de inscrição é de R$ 100. A prova acontece em 16 de fevereiro e…
A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (3)
As vagas disponíveis são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, operador de empilhadeira…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade