A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná) formalizaram a expansão da parceria para ampliar a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na rede estadual de ensino. A iniciativa eleva o projeto a um novo patamar em 2025. Em solenidade realizada segunda-feira (16), na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, foi anunciada a oferta de 5.950 novas vagas em 2025, o que representa aumento de 138% em relação a 2024, quando foram ofertadas 2.500 vagas. Serão 13 cursos técnicos.
O projeto, que combina educação básica e formação profissional, cria aproximadamente 170 turmas e reforça o compromisso de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho.
Com cursos como técnico em eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, os estudantes ingressantes no 1° ano do Ensino Médio terão a oportunidade de concluir a formação técnica junto com o ensino regular. Além de qualificar os alunos para áreas estratégicas, o programa oferece transporte e alimentação nos dias de aulas práticas, garantindo inclusão e acesso à educação de qualidade.
“Essa expansão fortalece o vínculo entre educação e o mundo do trabalho, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico sustentável no Estado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, também ressaltou que o grande objetivo da parceria é conectar os alunos formados nos cursos técnicos diretamente ao mercado de trabalho. “Nosso compromisso é complementar a iniciativa com ações que facilitem a empregabilidade, garantindo que os jovens tenham oportunidades concretas assim que concluírem a formação profissional no Senai”, resumiu.
No total, os cursos técnicos terão duração de três anos, integrando-se ao ensino médio e sendo ministrados no mesmo turno das aulas regulares, dentro da carga horária da rede estadual. As unidades do Senai contribuirão com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos para enriquecer a experiência prática dos estudantes. Ao todo, somando e ensino médio e curso técnico, serão 3 mil horas/aula de formação.
Os interessados devem procurar as escolas estaduais que ofertam os cursos e realizar a matrícula até o dia 13 de janeiro.
Confira AQUI a lista completa de cursos e escolas.
Leia também: Trabalhador preso em silo de 30 metros é resgatado pelos Bombeiros em Ponta Grossa
Motorista embriagado perde controle de veículo e colide com carro estacionado em Ponta Grossa. Teste…
Análise da Aprovação do Governo Lula Após Dois Anos de Mandato
Pâmela Aires, atleta de Ponta Grossa, conquista pódios no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico e…
Mega-Sena acumula no concurso 2809 e prêmio da Mega da Virada atinge R$ 600 milhões.…
Campanha para quitar a Neo Química Arena arrecada R$ 31 milhões. Paraná é o segundo…
Câmara aprova reforma tributária e rejeita mudanças do Senado. Proposta inclui cashback, isenção da cesta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade