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Estudantes de escola pública do PR são selecionados para discutir emergência climática em fórum no Chile

Em Guarapuava (PR), estudantes do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, escola de Ensino Médio Integral, criaram o “Climatize-se”, um projeto que busca discutir emergências climáticas, assim como a conscientização ambiental e social. Graças à essa iniciativa, dois alunos foram selecionados para participar do Fórum Latino-americano de Jovens pelo Clima, que ocorreu em setembro deste ano, em Santiago, no Chile.

Os selecionados foram Suellen de Oliveira, da 2ª série do ensino médio, e Kaio Kuster Araujo, do 8º ano do ensino fundamental, para representar o colégio e divulgar o trabalho realizado. A seletiva aconteceu em três etapas: uma redação sobre o tema, uma apresentação para a banca avaliadora e uma entrevista com um professor da Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, instituição que intermediou o processo.

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Segundo a professora de Ciências e Biologia, Katiane dos Santos, o projeto conseguiu chamar a atenção de diversos alunos e devido a esse interesse, a escola buscou desenvolver atividades transdisciplinares, seguindo a metodologia proposta pelo GYPC – Pacto Mundial de Jovens pelo Clima.

“Iniciamos o projeto com reuniões semanais durante o intervalo de almoço para reunir os discentes do ensino médio a outras turmas. A partir dessa formação, escolhemos um tema gerador para desenvolver as ações de mitigação e adaptação, dentro da realidade dos estudantes, da escola e da comunidade. O tema gerador escolhido foi Escola Sustentável”, conta Katiane.

Eletiva e protagonismo juvenil no Ensino Médio Integral

Os trabalhos surgiram dentro de uma eletiva da escola e fazem parte do currículo diversificado do Ensino Fundamental e Médio Integral. O modelo busca centralizar o processo de aprendizagem nos jovens, incentivando o ensino de forma ativa e colaborativa, assim como estimula a conexão das disciplinas através de propostas extracurriculares e ações que extravasam o âmbito escolar, atingindo também a comunidade.

No colégio, já existia o desenvolvimento de uma horta escolar, coordenada por outro professor. Então a professora Katiane e os estudantes começaram a transdisciplinaridade, criando iniciativas para aumentar produção e diminuir os custos.

“Entre as alternativas que os nossos protagonistas propuseram, estão: 1. produção de uma cisterna, para reduzir o consumo de água para a irrigação da horta; 2. uma composteira, para aproveitar os resíduos orgânicos que sobram do almoço e produzir adubo para ser utilizado nos plantios; 3. um meliponário de abelhas nativas, com intuito de preservar a biodiversidade e intensificar a produção devido ao aumento da polinização; 4. campanhas de sensibilização, para alcançar alunos, professores e funcionários sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica a professora.

Aprendizado na prática

Para a estudante Suellen de Oliveira, a participação no projeto foi uma excelente oportunidade de colocar em prática conceitos aprendidos e ver o resultado de algo criado diretamente por eles. “Minha experiência na viagem para o Fórum no Chile foi algo bastante novo pra mim, onde pude conhecer muito de outra cultura e, principalmente, visualizar o quanto o nosso trabalho foi uma experiência única e inovadora para a minha formação”, relata.

Suellen ainda reforça que para ela “o Ensino Médio Integral acrescenta um diploma melhor e mais proveitoso à vida das pessoas, capacitando os jovens a terem um conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos diversos e uma formação mais ampla para o futuro”, finaliza.

Tempo Integral

Atualmente, o Paraná conta com 253 escolas de Educação em Tempo Integral, sendo 44 de ensino médio, 96 de ensino fundamental e 113 que contemplam as duas modalidades. No que se refere a esse modelo, o estado tem com colégios agrícolas, colégios que ofertam o curso de formação de docentes do novo ensino médio, colégios do programa Paraná Integral (que ofertam educação integral em tempo integral) entre outros.

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