Categorias: DestaqueParaná

Estudantes de escola pública do PR são selecionados para discutir emergência climática em fórum no Chile

Em Guarapuava (PR), estudantes do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, escola de Ensino Médio Integral, criaram o “Climatize-se”, um projeto que busca discutir emergências climáticas, assim como a conscientização ambiental e social. Graças à essa iniciativa, dois alunos foram selecionados para participar do Fórum Latino-americano de Jovens pelo Clima, que ocorreu em setembro deste ano, em Santiago, no Chile.

Os selecionados foram Suellen de Oliveira, da 2ª série do ensino médio, e Kaio Kuster Araujo, do 8º ano do ensino fundamental, para representar o colégio e divulgar o trabalho realizado. A seletiva aconteceu em três etapas: uma redação sobre o tema, uma apresentação para a banca avaliadora e uma entrevista com um professor da Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, instituição que intermediou o processo.

Leia também: Campanha de Natal dos Correios para adoção de cartinhas inicia em Ponta Grossa

Segundo a professora de Ciências e Biologia, Katiane dos Santos, o projeto conseguiu chamar a atenção de diversos alunos e devido a esse interesse, a escola buscou desenvolver atividades transdisciplinares, seguindo a metodologia proposta pelo GYPC – Pacto Mundial de Jovens pelo Clima.

“Iniciamos o projeto com reuniões semanais durante o intervalo de almoço para reunir os discentes do ensino médio a outras turmas. A partir dessa formação, escolhemos um tema gerador para desenvolver as ações de mitigação e adaptação, dentro da realidade dos estudantes, da escola e da comunidade. O tema gerador escolhido foi Escola Sustentável”, conta Katiane.

Eletiva e protagonismo juvenil no Ensino Médio Integral

Os trabalhos surgiram dentro de uma eletiva da escola e fazem parte do currículo diversificado do Ensino Fundamental e Médio Integral. O modelo busca centralizar o processo de aprendizagem nos jovens, incentivando o ensino de forma ativa e colaborativa, assim como estimula a conexão das disciplinas através de propostas extracurriculares e ações que extravasam o âmbito escolar, atingindo também a comunidade.

No colégio, já existia o desenvolvimento de uma horta escolar, coordenada por outro professor. Então a professora Katiane e os estudantes começaram a transdisciplinaridade, criando iniciativas para aumentar produção e diminuir os custos.

“Entre as alternativas que os nossos protagonistas propuseram, estão: 1. produção de uma cisterna, para reduzir o consumo de água para a irrigação da horta; 2. uma composteira, para aproveitar os resíduos orgânicos que sobram do almoço e produzir adubo para ser utilizado nos plantios; 3. um meliponário de abelhas nativas, com intuito de preservar a biodiversidade e intensificar a produção devido ao aumento da polinização; 4. campanhas de sensibilização, para alcançar alunos, professores e funcionários sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica a professora.

Aprendizado na prática

Para a estudante Suellen de Oliveira, a participação no projeto foi uma excelente oportunidade de colocar em prática conceitos aprendidos e ver o resultado de algo criado diretamente por eles. “Minha experiência na viagem para o Fórum no Chile foi algo bastante novo pra mim, onde pude conhecer muito de outra cultura e, principalmente, visualizar o quanto o nosso trabalho foi uma experiência única e inovadora para a minha formação”, relata.

Suellen ainda reforça que para ela “o Ensino Médio Integral acrescenta um diploma melhor e mais proveitoso à vida das pessoas, capacitando os jovens a terem um conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos diversos e uma formação mais ampla para o futuro”, finaliza.

Tempo Integral

Atualmente, o Paraná conta com 253 escolas de Educação em Tempo Integral, sendo 44 de ensino médio, 96 de ensino fundamental e 113 que contemplam as duas modalidades. No que se refere a esse modelo, o estado tem com colégios agrícolas, colégios que ofertam o curso de formação de docentes do novo ensino médio, colégios do programa Paraná Integral (que ofertam educação integral em tempo integral) entre outros.

Divulgação
Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Prefeitura de PG realiza aula instrutiva contra afogamentos

Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…

% dias atrás

Em 10 anos, Programa Descarte Certo da Capal recolheu 209 toneladas de resíduos veterinários

Em conformidade com a política ESG da cooperativa, materiais recebidos são classificados e encaminhados para…

% dias atrás

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Espetáculo traz novas atrações e promete transformar o Parque Linear em um conto natalino

% dias atrás

Adolescente de 16 anos está desaparecida desde terça (19)

Marcela saiu do colégio por volta das 12h30min e foi em direção à casa do…

% dias atrás

Política de Cotas da UEPG completa 3 anos com mais de 500 inscrições por ano de candidatos negros no vestibular

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), em 2024, 505 candidatos se…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade