O Teatro CECI recebe nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, a abertura do 1° Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa.
A mesa redonda, gratuita e aberta à comunidade, tem como proposta discutir sobre acessibilidade em espaços culturais e a programação artística na cidade, no que diz respeito ao acesso à cultura e arte de modo igualitário. O seminário é realizado pela Inspire Projetos Criativos, com direção da produtora cultural Rafaela Prestes.
Leia também: Alunos de PG apresentam seus talentos artísticos no Cine Teatro Ópera
O evento debaterá o que é a acessibilidade cultural, quais as principais legislações em nível regional e nacional, quais as carências do setor cultural de Ponta Grossa e as experiências pessoais dos convidados. Compõem a roda de conversa o tradutor e intérprete de Libras Jonatas Medeiros (Curitiba/PR); o audiodescritor e consultor Manoel Negraes (Curitiba/PR); a superintendente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Keila Carneiro; e os artistas e produtores culturais ponta-grossenses Geovana Salgueiro e Robert Salgueiro (Palhaço Picolé).
Segundo Rafaela Prestes, a organização do evento é pensada para abordar os temas nas diferentes áreas, como Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Populares, Audiovisual, Literatura e Música. “Serão discutidas diversas frentes de acessibilidade, como física, visual, auditiva e cognitiva, além de tratar formas de ‘quebrar’ as barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas”, afirma.
A curadora considera o seminário essencial pois, segundo ela, a falta de conhecimento e debates sobre acessibilidade é uma das barreiras para que as leis municipais a respeito do tema não se traduzam em inclusão. “Em Ponta Grossa temos, ao menos, oito instituições de atendimento a pessoas com deficiência, contudo, na Cultura ainda não se faz fortalecida uma política de aplicabilidade de leis e direitos. O seminário pretende impactar a classe artística e seus agentes próximos, a fim de reconhecer que nós, pessoas sem deficiência, vivemos em um estado de privilégio. E para transformar a realidade é preciso, antes de tudo, conhecimento”.
Além da mesa de abertura, o 1° Seminário de Acessibilidade Cultural terá ainda uma oficina de Audiodescrição voltada ao público de Artes Cênicas (teatro, dança e circo) e uma palestra com o tema ‘Acessibilidade Digital’, apresentando problemas e soluções para o acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual às informações presentes na internet.
O evento conta com a parceria da Estratégia Projetos Criativos e do Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI), e foi aprovado no Edital 011/2023 – Concurso Cultural para Propostas de Circulação, Formação e Produção Artístico-Culturais Alusivas aos 200 Anos de Ponta Grossa, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural, através do Fundo Municipal de Cultura.
1º Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa
Local: Teatro CECI (Rua Dr. Colares, 811, Centro)
Data: 20 de outubro de 2023 – sexta-feira
Horário: 19h30
Entrada: gratuita
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade