Categorias: DestaquePolicial

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em Ponta Grossa durante operação da PF

Foi preso na manhã desta quinta-feira (8), em Ponta Grossa, o ex-assessor de Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais, Filipe Martins. Hoje também, outro ex-assessor preso foi o coronel Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens e atual segurança do ex-presidente contratado pelo PL. Ele foi detido em Brasília.

As prisões ocorreram na Operação Tempus Veritatis, que investiga organização criminosa que atuou na tentativa de “golpe de Estado” para manter Bolsonaro no poder, após a derrota nas eleições de 2022. Ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.

Por outro lado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mandou o ex-presidente entregar o passaporte em 24 horas.

As medidas judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridas nos seguintes estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados.

“As apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”, informou a PF.

“O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022”, completou a corporação.

Já o segundo eixo de atuação do grupo, de acordo com o comunicado, consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, por meio de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais em “ambiente politicamente sensível”.

Por fim, a PF destacou que os fatos investigados configuram crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Com informações Agência Brasil

Leia também: Forte calor continua nesta quinta-feira em Ponta Grossa e região

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Jaguariaíva

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Carambeí

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade