Ministro da Agricultura e da Reforma Agrária entre 1990 e 1992, Antonio Cabrera abrirá a programação do Painel do Agro 2024 no Agroleite, em Castro. O evento promovido pelo Grupo Calpar terá ainda outros sete convidados em debates sobre geopolítica, sustentabilidade, infraestrutura, clima e mercado.
Com o tema ‘O que esperar do Brasil agro em 2025?’, a quarta edição do Painel acontecerá no Pavilhão One da Cidade do Leite, na quinta-feira dia 08 de agosto, a partir das 9 horas, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
“É a oportunidade de conversar de perto com importantes nomes do agronegócio brasileiro sobre questões pertinentes ao desenvolvimento do setor que é responsável por um quarto do PIB do país”, antecipa Paulo Bertolini, diretor comercial do Grupo Calpar que vai mediar um dos debates.
Giovani Ferreira, CEO do Canal Rural Sul e apresentador do Painel, reforça a importância do evento: “No momento em que abrimos um novo ciclo produtivo, da safra 2024/25, a parceria com o Agroleite e o Grupo Calpar consolida um importante palco de discussão sobre tendências do agronegócio. Vamos colocar em pauta as principais variáveis do setor com o objetivo de informar e auxiliar a tomada de decisão de todos os elos da cadeia produtiva”.
A abertura do Painel do Agro será às 9 horas e, em seguida, às 9h15, começa o painel sobre ‘Geopolítica e Sustentabilidade no Agro’ com o ex-ministro da Agricultura e Reforma Agrária Antonio Cabrera.
Às 10 horas, o painel com o tema ‘Infraestrutura: condição ao agro eficiente e competitivo’ terá a participação de José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Eduardo Navarro, presidente Câmara de Irrigação da Abimaq, e José Roberto Ricken, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com mediação de Paulo Bertolini, que também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
O terceiro painel começa às 10h40 sobre ‘Clima, mercado e estatísticas que desafiam produção, consumo e exportação’, com Fernando Gutierrez, Analista da plataforma Safras & Mercado; Willem Bouwman, presidente da Cooperativa Castrolanda; Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, e Miguel Daoud, colunista do Canal Rural, com mediação de Giovani Ferreira.
Já tradicional na programação da feira, o Painel do Agro recebe pelo menos 400 pessoas na plateia e é organizado pelo Grupo Calpar em parceria com o Agroleite e com o Canal Rural.
Em 2018, trouxe a Castro os ex-ministros da Agricultura e Pecuária Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paolinelli. Em 2022, o Painel foi internacional com a participação de especialistas do agro na Espanha, com Pedro Gallardo; na Argentina, com Pedro Vigneau, e no Brasil, com Miguel Daoud e Eugênio Stefanelo.
No ano passado, cinco convidados subiram ao palco de debates: o próprio Antonio Cabrera, ao lado de Neri Geller, ministro da Agricultura e Pecuária em 2014, Paulo Sousa, presidente da Cargill Brasil, e Pedro Lupion, deputado federal presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, além de Willem Bouwman.
O evento tem apoio da Abramilho, do Sistema Ocepar, Fecoopar e Sescoop Paraná. “Já virou tradição e todos os anos trazemos nomes de grande relevância no cenário do agro para um debate construtivo sobre os rumos do setor”, pontua Bertolini.
Com o tema ‘Horizontes em Sintonia’ o Agroleite 2024 é realizado pela Cooperativa Castrolanda entre dias 06 e 09 de agosto no Castrolanda Expo Center, em Castro, a Capital Nacional do Leite. Na última edição, em 2023, o Agroleite teve 279 empresas expositoras, gerou mais R$ 178 milhões em negócios e recebeu mais 106 mil visitantes. Para esta edição, a expectativa é movimentar R$ 200 milhões e receber 120 mil visitantes nos estandes das mais de 300 empresas expositoras.
Com informações da assessoria
Leia também: Prédio comercial pega fogo e bombeiros são acionados em Ponta Grossa
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade