O ex-prefeito de Ponta Grossa, Otto Santos da Cunha, é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná. A honraria foi entregue na noite desta terça-feira (13) em uma sessão solene realizada de forma conjunta entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara Municipal de Ponta Grossa, por solicitação do deputado Plauto Miró Guimarães (União). O título foi aprovado pelos deputados e deu origem à lei 21.032/2022.
A solenidade foi presidida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário da Assembleia, que destacou as ações realizadas por Otto Cunha à frente da prefeitura de Ponta Grossa, nos anos de 1983 e 1989 enfrentando as adversidades da economia. “Nosso sempre prefeito Otto Cunha é um dos grandes personagens da política paranaense. A história registra que fez uma gestão exemplar na Prefeitura de Ponta Grossa. Trilhou um caminho em direção ao bem comum e a favor do interesse público. Hoje, aos 85 anos, sabemos que Otto Cunha segue se dedicando à comunidade, como provedor da Santa Casa de Ponta Grossa. É uma bela história de vida, que inclui uma passagem importante pelo Congresso Nacional no início dos anos de 1990, e que precisa ser valorizada. É isso que estamos fazendo aqui hoje ao conceder o título de Cidadão Benemérito do Paraná. É um justo reconhecimento de deputadas e deputados estaduais aos serviços prestados ao nosso Estado como empresário, político e filantropo. Trago os votos de congratulações de toda a Assembleia Legislativa”.
O deputado Plauto, proponente da homenagem, falou da relação de amizade que tem com o ex-prefeito e com toda a família e também lembrou da difícil missão que ele teve ao assumir a prefeitura de Ponta Grossa. “Quero dizer do carinho que tenho com você e pela sua esposa e seus filhos. Acabei vivendo e cresci na família do Otto, com seus filhos, tenho um grande vinculo de amizade com eles. O Otto é uma pessoa do bem, sempre querido pelas pessoas da nossa cidade. Posso dizer que ele é um cidadão preocupado com as pessoas menos favorecidas”, disse. “Quando esteve à frente da Prefeitura de Ponta Grossa, a principal ação que ele fez foi recuperar a finanças do município que recebeu em uma situação muito delicada e incentivar a criação das Associações de Moradores”, completou.
Plauto falou ainda do Otto provedor da Santa Casa que com o seu carisma e conhecimento garantiu o acesso aos poderes superiores em busca de recursos para a instituição. “Foi, quando político, um grande relações pública. Fez amigos não só em Ponta Grossa, mas no Paraná e em Brasília. Era ele quem abria as portas do Poder Público para que a Santa Casa pudesse, através da sua diretoria, buscar investimentos para melhoria do serviço”, relatou. “Pela pessoa que você é, por tudo aquilo que foi realizado por você, enquanto cidadão e político, um grande defensor da Santa Casa. Isso fez com que eu apresentasse esse título que foi aprovado na Assembleia por unanimidade. Quero aqui dizer, a todos vocês, que estou feliz de poder estar aqui fazendo esse discurso em prol da sua pessoa. Uma pessoa que eu admiro e que hoje é Cidadão Benemérito do Paraná. Uma homenagem mais do que merecida”, concluiu.
O homenageado e mais novo Cidadão Benemérito do Paraná fez um relato do apoio que recebeu da família para se candidatar e das ações que realizou na cidade, em especial o incentivo para a criação das Associações de Moradores e também como provedor da Santa Casa. “Tenho muito a agradecer, à minha mãe pelo incentivo do primeiro momento, família, amigos, funcionários públicos que foram suporte indispensáveis, como também aos secretários municipais que me auxiliaram incomparavelmente para o crescimento de Ponta Grossa”, pontuou citando também os médicos, enfermeiros e profissionais da Santa Casa. “Obrigado deputado Planto pela sua propositura, que me deixou sensibilizado. Agradeço ao presidente da Assembleia, aqui representado pelo deputado Romanelli, e ao egrégio plenário pela honraria a mim concedida. Estou feliz e realizado, muito obrigado!”.
Também participaram da cerimônia a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e os vereadores Izaías Salustiano, Joce Canto e Paulo Balansin.
Biografia
Otto é ponta-grossense e tem 85 anos. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1983 e 1988. Além de incentivar a formação das associações de bairro, criou o parque de exposições da cidade e deu ênfase aos setores econômicos da indústria, turismo e agropecuária criando secretarias específicas.
Em 1990 foi eleito deputado federal. Recebeu a Comenda do Pinheiro em 2017, uma das altas honrarias do Paraná, que é outorgada às pessoas que se destacam pelas atividades que exercem em prol do estado. Atualmente, Otto compõe o conselho de provedores da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade