Categorias: Ponta Grossa

Falta de água: “As pessoas estão sendo humilhadas”, diz Aliel Machado

A situação do abastecimento de água em Ponta Grossa tem gerado uma crise sem precedentes, levando a Justiça a intervir e determinar medidas urgentes contra a Sanepar. Em decisão liminar proferida pela juíza Luciana Virmond, a empresa foi obrigada a garantir o abastecimento de serviços essenciais, respeitar prazos de comunicação e criar novos canais de atendimento para a população.

O deputado federal Aliel Machado, responsável pela ação popular, em entrevista ao BNT News, na manhã desta quinta-feira (27), ressaltou a gravidade da situação e a necessidade de medidas rápidas. Segundo ele, “as pessoas estão sendo humilhadas, pois pagam pelo serviço e não pelo consumo da água. O que vemos é a incapacidade da Sanepar em cumprir o contrato firmado com a Agência Reguladora Ajepar”.

A decisão judicial determina que a Sanepar priorize o abastecimento de serviços essenciais, como hospitais, escolas e delegacias, e proíbe cortes no fornecimento. Além disso, obriga a empresa a cumprir um cronograma de informação, com prazo mínimo de 48 horas para alertar a população sobre qualquer interrupção no abastecimento. Outra exigência é a melhoria dos canais de atendimento ao consumidor, já que muitas reclamações indicam dificuldades para contatar a empresa.

A ação também prevê penalização para a Sanepar em caso de descumprimento. Para cada determinação judicial ignorada, a empresa estará sujeita a multa de até R$ 20 mil. Os consumidores também podem acionar a Justiça individualmente, registrando reclamações formais, guardando comprovantes e ingressando com pedidos de indenização por danos morais e materiais.

O deputado Aliel Machado também afirmou que a ação popular solicita a isenção do pagamento da conta de água para famílias cadastradas no CadÚnico, o que ainda será analisado no mérito da ação.

A Sanepar foi intimada e tem 48 horas para prestar esclarecimentos à Justiça. Enquanto isso, a população segue indignada, cobrando soluções concretas e respeito aos seus direitos. O Portal Boca no Trombone segue acompanhando de perto os desdobramentos dessa situação que afeta milhares de ponta-grossense.

 

Leia  também Brasil cria 137 mil vagas de emprego em janeiro, mas 78% são de baixa remuneração

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Vereadores de Castro aprovam PL que concede o auxílio-alimentação aos servidores

Projeto n° 4 teve quatro emendas, sendo que duas foram aprovadas e duas derrubadas. Com…

% dias atrás

Rapper de PG agita palco durante evento em São Paulo

Com apoio do Edital de Mobilidade Cultural, Gueg PR e sua equipe levam o rap…

% dias atrás

Confira a programação dos desfiles de escolas de samba e blocos de rua

A programação diversificada do Carnaval de Ponta Grossa busca atender diferentes estilos e faixas etárias,…

% dias atrás

Vídeo: balão sobrevoa Ponta Grossa e coloca em risco tráfego aéreo da cidade

O objeto foi flagrado por internautas de alguns bairros e colocou em risco o Aeroporto…

% dias atrás

Projeto de Marcelo Rangel propõe digitalização para acelerar repasses da Nota Paraná às entidades assistenciais

Se aprovado, o projeto poderá representar um avanço significativo para as entidades assistenciais do Paraná

% dias atrás

Desfile das escolas de samba é destaque do sábado de Carnaval

 O samba na Avenida, com o desfile das escolas de samba, é um dos eventos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade