Categorias: #VCcomaBNTDestaque

Família de PG pede ajuda para custear exames de criança com síndrome rara

Uma família de Ponta Grossa está pedindo ajuda por apoio financeiro, através de uma vaquinha online, para cobrir os custos dos exames médicos necessários para Laura Maria Maciel Fernandes, uma criança de um ano e 10 meses que sofre da síndrome de Dandy Walker. Desde os dois meses de idade, Laura enfrenta diversas crises de convulsão, o que levou a família a buscar incessantemente a ajuda de médicos e especialistas.

A síndrome de Dandy Walker é uma condição congênita do sistema nervoso central que afeta o desenvolvimento do cérebro. Caracteriza-se por anomalias no cerebelo, uma parte do cérebro responsável pelo controle do movimento e equilíbrio, além de outros componentes estruturais do sistema nervoso central.

A criança necessita realizar exames médicos muito específicos e que para a realidade da família, são muito caros, incluindo uma consulta com um médico geneticista em Curitiba, cujo valor é de R$1.000.

Leia também: Prefeitura de PG abre inscrições para 25º Exame Supletivo – I Etapa 2023

Laura foi internada 11 vezes devido à bronco aspiração, uma complicação que a impede de deglutir adequadamente. Embora tenha passado por procedimentos como a inserção de gastrostomia, ainda não houve melhora significativa e ela permanece internada.

Laura já enfrentou inúmeras situações difíceis, incluindo internações na UTI, intubação e transfusões de sangue. A criança apresenta dificuldade na deglutição, o que resulta em bronco aspiração frequente. A família busca também uma fonoaudióloga especializada em disfagia para auxiliar no tratamento.

A bronco aspiração é a entrada de alimentos, líquidos, saliva ou outros materiais estranhos nas vias aéreas inferiores, como os brônquios e pulmões. Esse processo acontece quando ocorre um desvio do trajeto normal do alimento ou líquido, fazendo com que eles entrem no sistema respiratório em vez de seguir para o sistema digestivo.

Além dos exames e tratamentos médicos, a mãe de Laura destaca a necessidade urgente de um plano de saúde devido à frequência dos exames e à alta complexidade dos procedimentos necessários.

Uma campanha de arrecadação de fundos foi realizada anteriormente, quando a criança tinha apenas três meses de idade, e obteve sucesso em ajudar a custear exames e procedimentos hospitalares.

Agora, a família pede novamente o apoio da comunidade através de uma vaquinha online, pois Laura merece e precisa ter uma melhor qualidade de vida. A mãe disponibiliza seu número de telefone (42) 999847025, para quem quiser entrar em contato e obter mais informações sobre a situação da criança ou fazer doações.

Clique aqui para acessar a vaquinha online.

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade