Categorias: Política

Fato ou Fake? Imagem de votação da PL do IPTU em Ponta Grossa circula nas redes sociais

Circula nas redes sociais o placar de uma votação do projeto de lei conhecido como PL do IPTU, na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa. Trata-se do Projeto de Lei  353/2021, que foi rejeitado após uma segunda votação realizada em dezembro de 2021. 

O intuito das postagens era mostrar quais vereadores votaram a favor da aprovação do artigo, que foi popularmente introduzido como um futuro aumento do Imposto Predial Urbano de Ponta Grossa. O Portal Boca no Trombone foi verificar quais informações procedem e quais não. 

O que é o PL 353/2021?

O projeto de Lei foi proposto pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e teve como ideia corrigir a Planta Genérica de Valores (PGV), índice utilizado como base para o cálculo do IPTU. A justificativa era de que a PGV estava sem atualização desde 1998 e que o valor arrecadado em IPTU era abaixo de cidades com número similar de cadastro.

Em 2020, Ponta Grossa arrecadou R$ 72.332.025,17 em IPTU. Outras cidades como Maringá e Londrina arrecadaram acima dos 100 milhões de reais. 

A proposta do PL era corrigir a PGV em 50%, além de aumentar de 26 para 105 categorias de avaliação, sob alegação de que haveria cobertura ampla da variação do metro quadrado. O PL defendeu que o reajuste ampliaria a arrecadação de IPTU e que parte do valor arrecadado seria destinado à saúde e educação. 

Como foi a votação?

O PL 353/2021 foi rejeitado após duas sessões de votação. A primeira, realizada no dia 13 de dezembro de 2021, teve 12 votos favoráveis contra seis contrários que aprovaram o projeto. Veja abaixo quais vereadores votaram contra e quais votaram a favor: 

Já na segunda votação, no dia 15 de dezembro de 2021, o material foi rejeitado após um empate em nove votos contra e nove votos a favor. O PL 353/2021 foi rejeitado pela Câmara Municipal e não entrou em vigor de forma definitiva. 

Entre a primeira e a segunda votação, três vereadores mudaram o seu voto: Jairton da Farmácia (PDT), Leo Farmacêutico (UNIÃO) e Missionária Adriana Jamier (PL) eram a favor da aprovação mas, na segunda sessão, votaram contra a aprovação do material. 

Desse modo, a imagem que circula nas redes sociais não procede. O placar divulgado é o da primeira votação, sendo que o material ainda viria a ser votado em uma segunda oportunidade. 

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Morte da Atriz novela Cravo e a Rosa, Lucia Alves: luta contra o câncer

A atriz Lucia Alves faleceu na quinta-feira, 24 de abril, após um período de dez…

% dias atrás

Roma se prepara para o funeral do Papa Francisco com extensas medidas de segurança

As ruas adjacentes ao Vaticano estarão fechadas ao tráfego no dia do funeral. As autoridades…

% dias atrás

Agora: Dois caminhoneiros morrem esfaqueados após briga em Ponta Grossa

Óbitos ocorreram na manhã desta sexta-feira. Autor que também é caminhoneiro foi preso em flagrante

% dias atrás

Câmara dos Deputados Cassou Mandato de Chiquinho Brazão em Meio a Controvérsias

O deputado Chiquinho Brazão teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados por ausências injustificadas…

% dias atrás

Fernando Collor de Mello é preso em Alagoas após determinação do STF

Fernando Collor foi detido em Alagoas após ordem do STF por corrupção na BR Distribuidora.…

% dias atrás

Motociclista fura preferencial e é atingido por veículo na região de Oficinas em PG

O motociclista teve uma fratura na perna direitatíbia e fíbula. Ele foi encaminhado ao Hospital…

% dias atrás