Categorias: DestaquePonta Grossa

Fiep realiza evento em PG para divulgar mercado livre de energia como possibilidade de redução de custo

Na próxima terça-feira (6), o Conselho temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realiza na Casa da Indústria de Ponta Grossa, a partir das 8h30, um evento para explicar o funcionamento e sanar dúvidas dos industriais da cidade sobre alternativas disponíveis para minimizar os impactos de gastos com energia elétrica no mercado livre. Ponta Grossa abre a série de eventos que acontecerão em Curitiba, Maringá, Londrina, Arapongas, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco e em Guarapuava.

Os empresários interessados devem utilizar 13800 volts e 500 kW de demanda, ou seja, devem ser atendidos em média tensão pela concessionária ou ter um transformador dentro da empresa. “No ano passado, uma portaria do Ministério de Minas e Energia autorizou essa alteração da contratação ou migração para o mercado livre e estabeleceu que qualquer cliente pequeno que tenha uma entrada de média tensão pode migrar para este formato mais econômico, a partir de janeiro de 2024”, aponta Carlos Fiuza, engenheiro eletricista da Fiep, que destaca que o evento acontece em parceria com a Copel.

Fiuza comenta que a Fiep realiza neste momento um trabalho de divulgação para os industriais se adaptarem a esta característica de atendimento, para que possa avaliar a possibilidade de migrar do mercado cativo da Copel para o livre, de qualquer gerador de energia. “O potencial de economia é de aproximadamente 20% no valor da tarifa, mas vai depender do contrato a ser fechado. Além disso, a vantagem em relação ao mercado regulado é não ter distinção de horário e bandeira tarifária”, explica. 

“Em virtude disso, é muito importante que os empresários do setor participem deste evento para entender de maneira mais aprofundada estas e outras vantagens, como as adequações necessárias que deverão ser realizadas pelas empresas e prazos para realizá-las”, adianta Fiuza. 

Darcy Miara Júnior, síndico da Casa da Indústria de Ponta Grossa, entende que este é momento para as indústrias se planejarem e se adequarem para uma nova alternativa de consumo de energia elétrica que possibilitará uma economia real no custo. “Convidamos os industriais dos Campos Gerais a entender mais deste modelo e poderem garantir um impacto positivo suas empresas”, finaliza Miara Júnior.

Sobre a Casa da Indústria

A Casa da Indústria é formada pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan), Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa, em conjunto com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Leia também: Prefeito de Piraí do Sul pede construção de novo fórum para o município

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade