Categorias: Coluna

Fobia da idade e a urgência de repensar nossas expressões, por Ana Claúdia Gambassi

Recentemente, completei 59 anos e, entre muitas felicitações, ouvi comentários bem intencionados, mas incômodos: “Fique tranquilo, você não aparenta a idade que tem”. A frase me fez refletir: por que eu deveria me tranquilizar por isso? Ou ainda, o que há de errado em aparentar a idade? Outra expressão comum foi: “O importante é ter um espírito jovem”, como se um “espírito jovem” fosse necessariamente mais vantajoso. Isso levanta outra questão: o espírito tem idade?

Essas falas revelam uma forma sutil de etarismo, uma discriminação baseada na idade que está profundamente enraizada em nossa sociedade. Assim como expressões racistas, homofóbicas, transfóbicas e misóginas, que até pouco tempo eram aceitas de forma natural, o preconceito contra a idade continua a ser amplamente ignorado e até reforçado por piadas ou comentários que parecem inofensivos à primeira vista.

Expressões como “não seja velho” carregam o mesmo peso pejorativo de “não seja mulher”, “não seja preto”, “não seja LGBT” ou “não seja gordo”. Todas essas frases têm um subtexto claro: “não seja diferente do meu ideal de normalidade”. E é aí que mora o problema. Até quando vamos aceitar que “velho” e “velha” sejam usados como insultos ou piadas?

Leia mais: Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

O etarismo, ou “velhofobia”, está tão presente nas conversas diárias que muitos sequer percebem. No entanto, é hora de romper com esse preconceito estrutural, assim como estamos fazendo com outras formas de discriminação. Envelhecer faz parte da vida, e normalizar essa realidade, sem imposições de padrões de juventude eterna, é um passo fundamental para uma sociedade mais justa e inclusiva.

O espírito, afinal, não tem idade.

Ana Claudia Gambassi

Graduada em Direito, Jornalismo e Ciência da Felicidade, Ana Cláudia Gambassi se define como jornalista, atriz, mãe de três filhos, esposa, mestre de cerimônias, autodidata em moda e estilo, e não necessariamente nessa ordem. Apaixonada pela vida e pela comunicação, ela atua na área há quase 40 anos, sempre em movimento.

Artigos recentes

Especialistas dão dicas de como se preparar para a chegada do bebê

O equilíbrio emocional, o preparo físico e uma rede de apoio sólida são fundamentais para…

% dias atrás

Pitzi recebe selo GPTW na região de Barueri

A startup conquistou a 13ª posição no ranking de categoria médio porte da consultoria global

% dias atrás

Câmeras corporais beneficiam a segurança pública no Brasil

Tendência visa aumentar a segurança da população

% dias atrás

Sangiogo Advogados completa 15 anos de história

Em 2024, Sangiogo Advogados comemora 15 anos de atuação no campo jurídico, marcados por mais…

% dias atrás

UEPG: Paraná Empreende Mais abre inscrições para cursos de formação

Os cursos ofertados serão no formato presencial, com carga horária de 12 horas

% dias atrás

Evento gratuito orienta sobre transtorno da linguagem

Especialistas em Foniatria da ABORL-CCF ministrarão aula online aberta para pais, educadores e profissionais de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade