Categorias: DestaqueGeral

‘Fraternidade e Amizade Social’ é o tema da Campanha da Fraternidade desse ano

Foi lançada nesta quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Neste ano, ela completa 60 anos e traz como tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ com lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8). A Campanha da Fraternidade que acontece ao longo do ano, ajuda a resgatar o compromisso comunitário na busca do bem comum, e durante o tempo quaresmal, a igreja pede conversão e penitência, jejum, esmola e oração, em preparação para a Páscoa.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha deste ano busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e agir conforme a proposta da quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

“A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma”, afirma o secretário executivo de Campanhas da CNBB nacional, padre Jean Poul Hansen.

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o padre do Cavanis, em Castro, Franco Allen Somensi. Para ele durante a Quaresma deste ano, a campanha propõe um convite à conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade divina de que todos devem ser considerados irmãos e irmãs. “O tema abordado é particularmente desafiador nos dias atuais, marcados por conflitos e pela busca desenfreada por poder, que muitas vezes obscurecem os princípios fundamentais da experiência humana. É crucial compreender que não deve haver hierarquia nas relações interpessoais, ninguém é superior ou inferior. É o cultivo do amor que nos permite uma vida mais plena”.

Padre Franco finaliza que “a igreja católica, inserida na vida do povo, empenha-se na luta pela igualdade, políticas públicas, direitos humanos, saúde, educação, segurança, fraternidade e paz”.

Leia também: Moradora de PG morre atropelada por caminhão em Teixeira Soares

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

BR7 lança projeto para ressocializar detentas no mercado de trabalho em Ponta Grossa

A iniciativa é considerada pioneira no setor industrial e busca contribuir para a transformação social…

% dias atrás

Ameaça de bomba mobiliza polícia no Ministério do Desenvolvimento Social

O incidente envolveu um homem que estava acompanhado por duas crianças e uma mulher. Policiais…

% dias atrás

Paraná supera 208 mil vacinas contra a gripe no Dia D e Ministério da Saúde amplia imunização

Campanha contra a gripe segue em todo o país; vacinação está liberada para quem procurar…

% dias atrás

Interclubes de Futevôlei confirma 2ª etapa em Ponta Grossa; Confira datas

Competição reúne mais de 130 atletas e promete disputas de alto nível nas quadras de…

% dias atrás

Ratinho Junior diz que Paraná é modelo de agronegócio moderno para o país

Governador destacou a vocação na produção de alimentos e o bom ambiente de negócios que…

% dias atrás

Delegado já desvendou caso com DNA retirado em tampinha de garrafa

"Assim como a gente vê no CSI, tem também essa parte da prova técnica. A…

% dias atrás