Categorias: Campos Gerais

Fraudes envolvendo alvarás de funcionamento é registrado em Telêmaco Borba

Nos últimos dias moradores da cidade de Telêmaco Borba, especialmente os empresários que possuem CNPJ, receberam notificações falsas sobre fraudes envolvendo alvarás em funcionamento.

A reportagem do Portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura. Para o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, grande parte das notificações chegam por e-mail. “São encaminhados supostos links de pagamentos de taxas, não tenho informação do número de pessoas prejudicadas, pois muitas ainda desconhecem ou ficam constrangidas em fazer a denúncia”, explica. Josemir disse que ainda não foi possível identificar a autoria, ou seja o golpe. “Ao que tudo indica, não é em Telêmaco Borba, mas pode ser no Brasil todo. O alvo da fraude nesse momento são nos alvarás, devido ao momento de sua renovação”.

As principais características da fraude são o uso de logotipos e elementos gráficos semelhantes aos oficiais, mas com erros de formatação; solicitação de regularizações inexistentes ou criação de urgência para o pagamento de supostas multas; contatos fornecidos que não pertencem aos canais oficiais da Prefeitura; e informações divergentes em relação aos protocolos e prazos normalmente adotados.

A prefeitura intensificou a fiscalização e a comunicação com os municípios para evitar que novos casos ocorram. Também mantém canais oficiais de comunicação abertos, para dúvidas e orientar sobre qualquer suspeita de irregularidade.

Josemir destaca que “identificamos por algumas pessoas que receberam por e-mail, e antes de realizarem pagamento nos procuraram para saber da veracidade do documento. Nós, enquanto poder público, o que podemos fazer é alertar a população. Já que esses golpes são enviados diretamente no e-mail dessas pessoas”.

Denúncia

Para denunciar, a prefeitura pede para entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria Municipal, pelo e-mail ouvidoria@telemacoborba.pr.gov.br.
Apresente cópia ou imagens do documento recebido para análise e registro.

Em nota, a Prefeitura reforça a preocupação com a segurança dos cidadãos e empresários do município. “É essencial que todos estejam atentos para evitar prejuízos causados por fraudes dessa natureza. A administração pública segue comprometida em proteger os interesses da comunidade e pede a colaboração de todos para que essas práticas sejam combatidas prontamente”.

Leia também: EPR Litoral Pioneiro realiza mutirão de empregos em Sengés e Siqueira Campos

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Operação Physis: Polícia Civil do Paraná flagra descarte irregular de resíduos industriais em Ipiranga

Ação conjunta envolve Polícia Ambiental, IAT e órgãos municipais para combater crime ambiental grave na…

% dias atrás

Lula visita Ortigueira e oficializa assentamento de 400 famílias Sem Terra

Comunidade Maila Sabrina, nos Campos Gerais, recebe o presidente no dia 29 de maio para…

% dias atrás

Presidente do Corinthians é indiciado por lavagem de dinheiro no caso VaideBet

Polícia Civil conclui inquérito que envolve também ex-diretores e aponta ligação com o crime organizado

% dias atrás

Funcionário some com carro da empresa e é preso após comprar drogas em Ponta Grossa

Apropriação indébita aconteceu em Uvaranas; suspeitos foram presos após perseguição

% dias atrás

Rangel questiona participação de técnica ligada ao setor de resíduos na CEI do Lixo

Rangel aponta possível conflito na CEI do Lixo ao citar que técnica é sócia de…

% dias atrás

Justiça confirma condenação de chacreiro que matou cadela a tiros em Ponta Grossa

Indenização de R$ 11 mil, somando os dados materiais e danos morais, é considerada irrisória…

% dias atrás