Nos últimos dias moradores da cidade de Telêmaco Borba, especialmente os empresários que possuem CNPJ, receberam notificações falsas sobre fraudes envolvendo alvarás em funcionamento.
A reportagem do Portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura. Para o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, grande parte das notificações chegam por e-mail. “São encaminhados supostos links de pagamentos de taxas, não tenho informação do número de pessoas prejudicadas, pois muitas ainda desconhecem ou ficam constrangidas em fazer a denúncia”, explica. Josemir disse que ainda não foi possível identificar a autoria, ou seja o golpe. “Ao que tudo indica, não é em Telêmaco Borba, mas pode ser no Brasil todo. O alvo da fraude nesse momento são nos alvarás, devido ao momento de sua renovação”.
As principais características da fraude são o uso de logotipos e elementos gráficos semelhantes aos oficiais, mas com erros de formatação; solicitação de regularizações inexistentes ou criação de urgência para o pagamento de supostas multas; contatos fornecidos que não pertencem aos canais oficiais da Prefeitura; e informações divergentes em relação aos protocolos e prazos normalmente adotados.
A prefeitura intensificou a fiscalização e a comunicação com os municípios para evitar que novos casos ocorram. Também mantém canais oficiais de comunicação abertos, para dúvidas e orientar sobre qualquer suspeita de irregularidade.
Josemir destaca que “identificamos por algumas pessoas que receberam por e-mail, e antes de realizarem pagamento nos procuraram para saber da veracidade do documento. Nós, enquanto poder público, o que podemos fazer é alertar a população. Já que esses golpes são enviados diretamente no e-mail dessas pessoas”.
Denúncia
Para denunciar, a prefeitura pede para entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria Municipal, pelo e-mail ouvidoria@telemacoborba.pr.gov.br.
Apresente cópia ou imagens do documento recebido para análise e registro.
Em nota, a Prefeitura reforça a preocupação com a segurança dos cidadãos e empresários do município. “É essencial que todos estejam atentos para evitar prejuízos causados por fraudes dessa natureza. A administração pública segue comprometida em proteger os interesses da comunidade e pede a colaboração de todos para que essas práticas sejam combatidas prontamente”.
Leia também: EPR Litoral Pioneiro realiza mutirão de empregos em Sengés e Siqueira Campos
O casal de motociclistas Flávio e Márcia Bento, conhecidos por suas aventuras de moto, perderam…
O Delegado Nagib Palmas destaca avanços da 13ª SDP: prisões aumentam 38%, transações prejudicadas 50%…
Após análise criteriosa de todas as informações levantadas, a equipe de pesquisadores da ABEEXO conclui…
Pacote de salgadinho entope calha de pizzaria, alaga local, dispara alarme da Caixa e mobiliza…
Acidente sem vítimas em Ponta Grossa: veículo avança preferencialmente e colide com outro; condutor sem…
Incidente na Santa Casa de Itararé gerou indignação: velório de criança interrompido. Prefeitura promete investigar…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade