Categorias: #VCcomaBNT

Funcionários terceirizados de hospitais da UEPG voltam a reclamar de atraso salarial

Trabalhadores terceirizados que atuam nos hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) voltaram a reclamar de atrasos no pagamento do salário. A previsão inicial dada por responsáveis era de que, até hoje (20), os pagamentos referente a dezembro seriam realizados, mas ainda seguem pendentes.

A equipe do Portal BnT conversou com alguns profissionais que estão reclamando das condições. “A situação dos trabalhadores não está fácil, tem gente passando fome, e muita gente que depende do salário”, afirma um técnico de enfermagem que preferiu não ser identificado. 

Uma técnica de enfermagem relatou que, apesar do pagamento não ter sido realizado hoje, não foi dada previsão de quando haverá o salário em conta. “Hoje recebemos um áudio e já foi confirmado com as empresas que não há uma previsão de pagamento para os funcionários”, conta.

Diversos funcionários foram afetados pela falta de pagamentos, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e de limpeza. Em dezembro de 2024, as empresas terceirizadas comunicaram que o salário não seria pago em janeiro, sob a alegação de que não haveria repasses do Governo do Estado. Relembre reportagem do caso aqui

Conforme os profissionais, o salário é pago é normalmente entre os dias 15 e 17 de todo mês. Porém, o atraso tem impactado nas contas nos trabalhadores. “Temos filhos na escola, Coren (anuidade Conselho Regional de Enfermagem) para pagar, contas. Como que vamos ficar assim?”, relata a técnica de enfermagem. 

Ainda sem informações precisas sobre quando devem receber o pagamento, trabalhadores ameaçam fazer protesto. “Não repassaram nada mais. Se não nos pagarem até sexta, será parado a enfermagem”, relata. 

Posicionamentos

A equipe de reportagem do Portal BnT entrou em contato com a Universidade Estadual de Ponta Grossa para questionar se o Hospital Universitário (HU-UEPG) possui recursos para garantir o pagamento destes funcionários. A entidade desmentiu a denúncia dos salários atrasados e informou que “a programação de pagamentos segue dentro da normalidade”. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também foi questionada se os repasses ao HU-UEPG foram realizados para o pagamento de salários. No retorno, diz que “todos os repasses ao Hospital Universitário estão em dia”. 

Três das empresas terceirizadas responsáveis pela contratação destes funcionários também foram procuradas para questionar se as entidades possuem recursos em caixa para garantir o salário dos trabalhadores. Nenhuma das três retornaram até a publicação desta matéria. 

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Professores da UEPG paralisam atividades nesta quarta-feira (2) em protesto por melhores condições de trabalho

A programação da paralisação terá início às 7h30 da manhã nos campus Central e de…

% dias atrás

Jovem morre afogado em Matinhos; Uma criança foi internada após afogamento

jovem se afoga e criança é resgatada em Matinhos; importância da segurança nas praias em…

% dias atrás

MPF denuncia 13 ex-executivos das Americanas por fraudes de quase R$ 25 bilhões

A denúncia formalizada revela a existência de uma organização criminosa, supostamente liderada pelo ex-CEO Miguel…

% dias atrás

Bombeiro Militar é detido com 235 celulares contrabandeados

Bombeiro militar é preso transportando 235 iPhones contrabandeados no Paraná; carga avaliada em R$ 692…

% dias atrás

DER detalha que erosão na cabeceira da ponte na PR-151 provocou lentidão no tráfego

Operação de pare-e-siga aconteceu na manhã desta terça-feira. Ponte não desabou

% dias atrás

PG receberá 500 pilotos para a abertura do Brasileiro de Motocross

O evento ocorre nos dias 5 e 6 de abril, na Pista Municipal, localizada nos…

% dias atrás