Categorias: Política

Furtar celular poderá ser tipificado como crime qualificado

O crime de furto de aparelho celular poderá ser tipificado como qualificado e penalizado em dobro. É o que propõe o projeto de lei (PL) 494/2025, do senador Flávio Bolsolnaro (PL-RJ), em tramitação no Senado. Para o parlamentar, são necessárias providências do Legislativo no enfrentamento ao aumento desse tipo de infração.

Segundo o senador, levantamentos indicam que mais de 100 milhões de celulares já foram furtados no Brasil. Ele lembra que a subtração do smartphone implica, além da privação da posse do objeto, potencial invasão da privacidade, danos à segurança pessoal e à integridade emocional das vítimas.

Para ajudar a conter esse crime, a proposta insere a tipificação do furto de celular entre os qualificados, com pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. O crime de furto (artigo 155 do Código Penal) é normalmente penalizado com reclusão de um a quatro anos e multa.

“Atualmente os recursos tecnológicos possibilitam que os usuários de telefones celulares armazenem toda sorte de informações, documentos oficiais e de trabalho, imagens pessoais, familiares e íntimas. As consequências do furto do aparelho telefônico ultrapassam o prejuízo material, uma vez que suas vítimas podem ter suas vidas expostas, em total afronta ao seu direito de privacidade”, diz o senador na justificativa do projeto.

O senador enfatiza ainda que os criminosos já avançaram na invasão dos dispositivos bancários e têm conseguido invadir as contas das vítimas e, em alguns casos, conseguem inclusive esvaziar completamente as contas bancárias.

“A realidade nos mostra que há grande reincidência dessa modalidade de crime, aumentando a sensação de insegurança e a cobrança para que os legisladores tomem alguma atitude, que permita aos magistrados aplicarem a lei de maneira a manter esse tipo de marginal preso longe do convívio em sociedade em prol da segurança do cidadão ordeiro, posto que atualmente o indivíduo que comete o crime de furto de aparelho telefônico móvel responde ao processo em liberdade”, expõe Flávio Bolsonaro

Leia também Entenda como funcionará Pix por aproximação

Fonte: Agência Senado

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino: uma perda sentida pela Igreja

Falece Dom Angélico Sândalo Bernardino, primeiro bispo da Diocese de Blumenau. Sua trajetória na Igreja…

% dias atrás

Encenação da Paixão de Cristo será no Parque Lacustre nesta sexta-feira em Castro

São cerca de duas horas de encenação que conta as principais passagens da história de…

% dias atrás

Prefeita Elisangela Pedroso avalia os 100 dias de seu novo mandato em Carambeí

Vários projetos estão em andamento na cidade. A prefeita destaca que o município vai ganhar…

% dias atrás

Motorista mata casal e foge após colisão na BR-277; Vítimas deixaram três filhos

O homem morreu na hora. A mulher foi socorrida pelo SAMU e morreu no hospital.…

% dias atrás

Carambeí disputa multinacional de R$ 3 bilhões

Conversas estão em andamento. Além disso, a prefeita também comentou sobre como estão as obras…

% dias atrás

Anvisa avalia regras mais estritas para medicamentos de emagrecimento

Anvisa propõe medidas rigorosas para venda de medicamentos para emagrecimento; retenção de receitas pode evitar…

% dias atrás