Categorias: Cidades

GAECO faz buscas em endereços de ex-secretário de Irati acusado de corrupção e lavagem de dinheiro

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu na manhã desta quinta-feira (26), sete mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Irati e Rio Azul, no Sudeste do estado, no âmbito da Operação Premium.

A operação apura possíveis atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo um ex-secretário de Finanças de Irati (Gestão 2017/2020) e uma construtora que mantém diversos contratos de engenharia com aquele Município. As ordens foram expedidas pela Vara Criminal de Irati e cumpridas em localidades relacionadas aos investigados.

As investigações do Gaeco relacionadas ao caso tiveram início em 2019 a partir de representação do “Observatório Social”, entidade da sociedade civil organizada que contribui com a fiscalização do poder público, dando conta de possível recebimento de vantagem indevida pelo então secretário municipal a partir da construção de uma casa pela empreiteira.

Durante as investigações, foi possível obter indícios de que o agente político mantinha negócios privados com essa empresa e atuava de modo a favorecê-la enquanto gestor financeiro da Prefeitura. Também foram encontrados indícios de que a construtora pagou valores diretamente ao ex-secretário e a um familiar seu, bem como que essa empresa mantinha contatos com outros servidores públicos municipais como forma de conseguir informações privilegiadas e o direcionamento de licitações.

Com o cumprimento dos mandados, o Ministério Público pretende esclarecer o montante das vantagens indevidas recebidas pelo servidor público e aprofundar a investigação quanto às supostas relações ilícitas mantidas pela empreiteira com outros agentes públicos.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade