No último sábado, dia 22, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa realizaram a operação Vizinhança Segurança, com o objetivo de intensificar as ações de patrulhamento e abordagens em algumas vilas da cidade. As regiões alvo foram o Jardim Amália, Cipa, Ibirapuera e Curitiba, dando continuidade ao projeto piloto implantado em abril deste ano, pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública.
A operação mobilizou os grupamentos GOE (Grupo de Operações Especiais), GOC (Grupo de Operações com Cães), GAT (Grupo de Ações Táticas) e GETAM (Grupo Especial Tático com Apoio de Motocicletas) da GCM, que realizaram abordagens em praças, locais públicos e veículos em vias públicas. Ao todo, 20 pessoas foram abordadas e sete veículos foram vistoriados durante a operação.
A ação visa fortalecer a segurança nas comunidades e áreas de maior incidência de ocorrências, e foi planejada após o levantamento de denúncias registradas pelo telefone 153, bem como através de um número exclusivo para o projeto Vizinhança Segura, divulgado localmente. Os moradores têm sido ativos na colaboração com as forças de segurança, denunciando situações suspeitas e auxiliando na identificação de possíveis infratores.
Além disso, a região onde ocorreu a operação é constantemente monitorada através das câmeras instaladas em locais públicos e algumas particulares, estrategicamente posicionadas e compatíveis com o sistema de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP). Essas câmeras são conectadas à Central de Operações da Guarda Civil Municipal (COGM), o que permite uma resposta mais rápida e eficiente diante de ocorrências.
A operação Vizinhança Segurança demonstra o comprometimento da GCM em promover a segurança dos munícipes e combater possíveis práticas criminosas nas áreas residenciais. A atuação integrada das equipes especializadas garante uma maior efetividade nas ações e contribui para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
É importante ressaltar que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso de iniciativas como essa. Os moradores devem continuar colaborando, denunciando atos suspeitos e contribuindo para o trabalho das forças de segurança. Dessa forma, será possível aprimorar ainda mais a segurança pública em Ponta Grossa e proporcionar um convívio tranquilo e harmonioso entre os cidadãos.
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade