Categorias: #VCcomaBNTDestaque

Gestante de gêmeas aguarda há quatro dias por vaga para cesariana de emergência

Renata Rafaely dos Santos Martins, uma gestante de 27 anos grávida de gêmeas, foi internada com urgência na segunda-feira (05) no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa.

A paciente enfrenta uma gravidez de risco que demanda uma cesariana de emergência, pois um dos bebês apresenta uma má formação no coração e necessita de uma cirurgia para inserir um marca-passo logo após o nascimento.

Apesar da urgência do caso, até o momento a cesariana não foi realizada. Familiares relatam que a pressão arterial de Renata oscila constantemente e denunciam a falta de informações sobre a futura transferência e cirurgia.

Renata permanece internada já há quatro dias no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa, sem previsão de transferência ou realização do procedimento. Os familiares temem pela vida da bebê, principalmente se a cirurgia não for realizada a tempo, podendo ocasionar um natimorto.

O que diz a Santa Casa

A Santa Casa de Ponta Grossa esclareceu ao portal Boca no Trombone que inseriu Renata na central de leitos para transferência para um centro especializado em casos cardíacos neonatais, mas a solicitação foi negada três vezes. O hospital também informou que está tomando medidas para atender o recém-nascido, caso a transferência não seja possível.

Visto que o Hospital Santa Casa dispõe de uma UTI Neonatal, questionamos qual o motivo da cesariana ainda não ter sido realizada, a resposta foi de que o hospital não dispõe de um serviço habilitado em cirurgia cardíaca neonatal.

O gerente de enfermagem do Hospital Santa Casa, Andrey Luiz Marcowicz explicou que o prazo máximo para que a cesariana seja realizada é terça-feira (13), mas caso a gestação evolua e os médicos responsáveis avaliem que o procedimento precise ser feito antes do prazo, a cirurgia será feita no centro cirúrgico.

Ele assegurou também que todo o insumo e materiais necessários para a realização da cesariana e posteriormente a cirurgia de inserção do marca-passo no coração da criança, já foi adquirido, como forma de garantir a assistência caso Renata não consiga ser transferida a tempo.

SESA nega registro de urgência pela Santa Casa

A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) informou ao portal BNT que, de acordo com o Central Estadual de Regulação de Leitos, a gestante está internada no hospital de referência da região, sem descrição de urgência obstétrica. No entanto, o hospital possui leitos de UTI neonatal e caso haja indisponibilidade de leito após o nascimento do bebê, a criança será transferida para outra unidade.

Foto: Igor Rugilo
Reprodução

Leia também: Morador de PG com doença rara no cérebro consegue ajuda para comprar remédio de R$9 mil

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade