Categorias: DestaqueParaná

Gin, vinho e cerveja: bebidas do Paraná acumulam prêmios internacionais

O mercado de bebidas do Paraná ganha a cada dia mais destaque internacional. Os produtores locais vêm agregando valor às bebidas, sejam destiladas ou fermentadas, atraindo novos consumidores e curiosos. O trabalho conta com incentivo do Governo do Estado e também tem sido reconhecido em concursos fora do Brasil.

É o caso do Ivaí Gin, que além do zimbro – fruto essencial na produção da bebida – é destilado em um alambique de cobre com outras 18 especiarias, entre elas lavanda, alcaçuz, emburana e dois ingredientes que dão um toque paranaense: pinhão e nó de pinho de araucária. A referência ao Paraná também está na embalagem, com uma gravura em alto relevo do Rio Ivaí e uma araucária na tampa.

Leia também: Parque Estadual de Vila Velha reabre a Trilha da Fortaleza

Além da versão pura (London Dry), a Destilaria Água da Glória, dona da marca no município de São João do Ivaí, no Noroeste, produz gin em mais cinco sabores: seriguela, abacaxi com maracujá, tangerina com gengibre, hibisco com lichia e framboesa com limão.

A ideia do fundador da destilaria, o inglês Dominic Chambers, que vem de uma família tradicional de produtores da bebida na Inglaterra, era produzir um gin genuinamente brasileiro e que representasse o Paraná. A destilaria tem capacidade para produzir 50 mil litros de gin por mês.

“Ele importou toda a tecnologia da Inglaterra para fazer um gin de alta qualidade aqui no Vale do Ivaí”, aponta o gerente de Relacionamento da marca, Igor Pereira. “O pinhão dá uma nota de nozes e prolonga o paladar do gin. Já o nó de pinho traz uma nota amadeirada à bebida”.

Com apenas um ano de produção, o Ivaí Gin já conquistou 15 medalhas de ouro em concursos internacionais. A mais recente, e também a mais importante até aqui, foi em maio, quando a marca paranaense deixou para trás gins renomados mundialmente e conquistou o duplo ouro no San Francisco World Spirits Competition.

O título no torneio nos Estados Unidos levou a Forbes, uma das revistas mais prestigiadas do mundo, a citar o Ivaí Gin entre os melhores do mundo. O duplo ouro na disputa em São Francisco veio com a versão London Dry, além da prata com o gin de seriguela e o bronze com os outros quatro sabores da marca.

“O grande diferencial do Ivaí Gin é a preocupação com a qualidade. E esses prêmios estão trazendo o olhar do mundo para São João do Ivaí, que é um município pequeno. O curioso é que pessoas que não gostavam de gin estão tendo uma nova experiência com a nossa bebida, estão mudando a percepção sobre o gin”, aponta Igor.

Além do San Francisco World Spirits Competition, outras conquistas do Ivaí Gin valem ser destacadas. Entre elas, o ouro no London Gin Of The Year 2022 e no London Spirits Competition 2023, ambos em Londres. “A Inglaterra é o berço do gin. Conquistar prêmios lá tem um peso muito grande para nós”, complementa o gerente.

SUSTENTABILIDADE – Além dos prêmios internacionais, a Destilaria Água da Glória também se destaca pela produção sustentável. A empresa é a única destilaria do Brasil a atuar com emissão negativa de carbono. Ou seja, não só neutraliza a emissão na produção, como adquire créditos de CO2 para compensar ainda mais a emissão.

Toda a energia elétrica usada vem de painéis solares. Já o resíduo da produção vira fertilizante para o pomar que produz frutas para a própria destilaria. Há coleta de água da chuva, além de reutilização da água. Todas as embalagens e garrafas são de materiais reciclados e a primeira fase da destilação, que normalmente é descartada por ter teor etílico muito alto, vira álcool de limpeza.

Com essas ações e mais a aquisição de créditos de carbono no mercado, a Ivaí Gin consegue retirar do meio ambiente 1,4 kg de carbono a cada garrafa de gin comercializada.

Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN

Leia a matéria completa aqui.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Canon apresenta lente olho de peixe dupla para criações em Realidade Virtual

Equipamento chega ao Brasil no segundo semestre de 2024

% dias atrás

Estreia segunda temporada do podcast PodBrilhar

Laura Vicente conduz conversas com convidadas em seis novos episódios nas plataformas digitais

% dias atrás

A educação financeira influi nas adesões ao consórcio

Em 23 anos, a expansão dos consorciados foi de 212,7%, enquanto a população economicamente ativa…

% dias atrás

Mesmo com empate contra o Paysandu, Operário permanece no G4 da Série B

Com o empate de 1 a 1, a equipe ponta-grossense chega a 22 pontos na…

% dias atrás

Ponta Grossa sediará o 2° Congresso de Ufologia Campos Gerais

O evento conta com quatro palestrantes, que discutem sobre o estudo de hipóteses, evidências e…

% dias atrás

Motorista colide com traseira de ônibus coletivo em PG

Acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira. Ninguém ficou ferido

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade