Categorias: Política

Gleisi Hoffmann assume como ministra e promete diálogo no Congresso

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) assumiu nesta segunda-feira (10/3) o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), posição estratégica que, segundo analistas políticos, terá papel relevante na articulação política junto ao Congresso Nacional. Conhecida por sua postura combativa, Gleisi destacou-se em seus discursos na Câmara ao citar frequentemente os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

Um levantamento utilizando a ferramenta Pinpoint, revelou que, entre 2022 e 2025, Gleisi realizou 34 pronunciamentos no plenário. Desses, 16 discursos mencionaram tanto Lula quanto Bolsonaro, representando 47% do total de suas intervenções. O nome de Lula apareceu em 22 discursos (64,7% do total), somando 80 menções, enquanto Bolsonaro foi citado em 16 discursos, com 68 menções no mesmo período.

As referências feitas a Bolsonaro são geralmente críticas, especialmente em relação à gestão anterior, frequentemente apontada pela deputada como uma “herança maldita”. Em seu último pronunciamento em 2024, Gleisi defendeu as políticas econômicas do governo Lula e responsabilizou a administração Bolsonaro pelos atuais desafios fiscais enfrentados pelo país. “Por que agora estamos vivendo um momento diferente, com a dívida pública mais alta? É culpa do Lula? Não! É culpa da herança maldita deixada pelo governo Bolsonaro”, enfatizou a deputada.

Aliada histórica do presidente Lula e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores desde 2017, Gleisi tem sido uma voz ativa na defesa das pautas do governo. Sua nomeação para o SRI reforça a influência da esquerda na gestão federal, mas também impõe desafios em estabelecer diálogos produtivos com partidos do centro e da direita. Gleisi assegura que trabalhará por uma articulação democrática com todas as forças políticas presentes no Congresso.

A posse de Gleisi Hoffmann acontece em meio a mudanças ministeriais significativas. Ela sucede Alexandre Padilha, que foi nomeado ministro da Saúde após a saída de Nísia Trindade, indicando uma possível reforma ministerial mais ampla que pode alterar ainda mais as relações políticas nos próximos meses.

Leia também  Vereadora diz que prefeita nomeou um ‘criminoso’ em cargo comissionado

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motociclista de 33 anos morre em acidente com carro na BR-373

Motociclista de 33 anos morre após colidir com carro na BR-373, em Prudentópolis. PRF confirma…

% dias atrás

Pote de Sorvete, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! Venha sentir a magia…

% dias atrás

Fim de uma era: tradicional estúdio Foto Carlos fecha as portas após 75 anos

Foto Carlos encerrará atividades em 30 de maio após 75 anos de história em Ponta…

% dias atrás

Mulher armada com faca procura ex-marido e mobiliza Polícia Militar

Polícia Militar foi acionada após denúncia de mulher armada; ela queria conversar com o ex-marido,…

% dias atrás

Homem é preso por agredir filha e esconder arma em residência no Cará-Cará

Caso de violência doméstica no bairro Cará-Cará termina com prisão de homem que agrediu a…

% dias atrás

Idoso morre atropelado ao tentar atravessar BR-376 em trecho sem passarela

Idoso de 62 anos morreu atropelado por van ao tentar atravessar a BR-376 em trecho…

% dias atrás