Categorias: Paraná

Governador lança projeto de conscientização para combater violência contra a mulher no PR

Com o objetivo de aumentar as ações de conscientização masculina no combate à violência contra a mulher no Paraná, o governador Ratinho Junior lançou, nesta terça-feira (03), o projeto ‘De Homem para Homem’.

A medida prevê uma série de palestras e ações educativas em órgãos públicos, empresas e instituições de ensino com o objetivo de evitar crimes contra mulheres.

As palestras serão ministradas por delegados e policiais militares e tratarão dos direitos das mulheres, das tipificações penais dos crimes contra mulheres e do papel fundamental que os homens têm no engajamento de discussões como estas.

De acordo com Ratinho Junior, a ideia é promover uma mudança cultural e conscientizar que nenhum homem pode se comportar como se fosse dono de uma mulher. “Queremos acabar com a figura do ‘machão de cozinha’, que acha que tem a posse da mulher. O homem tem que entender que não pode cometer qualquer tipo de violência ou abuso contra a mulher, seja físico, sexual, psicológico ou emocional. E quem cometer qualquer crime vai ser punido com rigor”, disse.

As ações integram a Operação Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que já trabalha para reprimir crimes contra mulheres e realiza ações de suporte às vítimas. No entanto, o objetivo “De Homem para Homem” se soma a estas ações, intensificando medidas de prevenção das ocorrências e conscientização daqueles que, em geral, são os potenciais autores dos crimes.

 

Ações

A ideia é de que as palestras reúnam apenas homens, para que os participantes possam se sentir à vontade para tirar qualquer dúvida com os palestrantes e que o assunto possa ser discutido sem tabus.

As ações também apresentam vídeos com depoimentos de parentes de vítimas e condenados pelo crime de feminicídio, com o objetivo de mostrar o impacto da violência contra a mulher nas famílias e na sociedade em geral.

O programa vai atuar tanto na conscientização interna de órgãos do Estado, como em empresas, sindicatos, instituições de ensino e cooperativas. “Estamos buscando parcerias principalmente em ambientes em que culturalmente predomina o público masculino, como clubes de futebol, grupos de motociclistas, maçonaria, entre outros”, disse o coordenador de Planejamento Estratégico e Grupos Vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública, Leonardo Bueno Carneiro.

Um ciclo inicial de 38 encontros para mais de 3 mil pessoas já foi realizado durante o mês de agosto. Com o lançamento oficial do projeto, a expectativa é de que as ações se espalhem por várias cidades do Estado, em diferentes órgãos e empresas. “Vimos que, desta maneira, estamos conseguindo trazer essa discussão para as rodas de conversa dos homens. Com parcerias que estamos alinhando, vamos levar este modelo para vários ambientes e impactar muito mais pessoas”, explicou o coordenador.

Leia também: Adolescente de 12 anos está desaparecida em cidade da região

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Guias para fechamento de mina trazem práticas de governança

Novos guias para fechamento de minas oferecem uma atualização de diretrizes estratégicas para uma gestão…

% dias atrás

Síndrome de Burnout aumenta 136% em cinco anos no Brasil

O número de pessoas afastadas do trabalho devido à doença passou de 178 casos em…

% dias atrás

Familiares de homem desaparecido em MG suspeitam que ele possa estar nos Campos Gerais

Douglas Carlos de Almeida tem 40 anos e foi visto pela última vez no dia…

% dias atrás

Remo do Corinthians vence o Campeonato Mundial na Alemanha

Remo do Corinthians traz título inédito para o Brasil. Com um total de 740 pontos,…

% dias atrás

Andersen Global fortalece seus laços na Ásia com a adição de firmas-membros

A Andersen Global adiciona firmas-membros na Ásia-Pacíficoàmedida que os escritórios da VDB Loi no Camboja…

% dias atrás

Asilos de Ponta Grossa e Castro terão seções eleitorais no dia do pleito

Para facilitar a votação de pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou hospitalizadas, o TRE-PR realizou…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade