Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá dois novos comandos regionais com sedes em Maringá e Ponta Grossa em breve. A iniciativa para a futura implantação dos 4º e 5º Comandos Regionais avançou nesta terça-feira (25) com a sanção da pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que cria 105 novas vagas para promoção de oficiais e praças na Corporação. A regulamentação ainda será feita via decreto estadual.
Desde a criação do CBMPR e da sua desvinculação da Polícia Militar do Paraná, a ideia é ampliar o quantitativo de Comandos Regionais para o desempenho das atribuições essenciais da Corporação. Atualmente, há comandos apenas em Curitiba, Cascavel e Londrina, e a expectativa é de que, com as novas unidades, haja uma distribuição melhor dos serviços, especialmente aqueles ligados às demandas administrativas.
A nova lei, que entra em vigor imediatamente, altera a Lei 21.729/2023, ampliando o efetivo do CBMPR de 5.310 para 5.415 militares estaduais. As vagas criadas deverão ser preenchidas a partir da lei que reestruturou a carreira dos bombeiros militares, e que facilitou o processo de promoção profissional.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a futura criação dos novos comandos regionais do Corpo de Bombeiros representa um avanço na gestão da segurança pública. “O fortalecimento da estrutura do Corpo de Bombeiros reflete o compromisso do Governo do Estado com a segurança da população paranaense. A criação dos novos comandos regionais vai otimizar o atendimento, descentralizar a gestão e valorizar o trabalho dos bombeiros militares”, afirmou.
Das 105 novas vagas criadas, 66 serão para o preenchimento por agentes pertencentes ao quadro de praças da Corporação e as outras 39 para o quadro de oficiais dos bombeiros militares.
De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa será primordial para fortalecer o trabalho exercido pelos bombeiros militares e para mitigar riscos e danos à segurança da população, às suas propriedades e ao meio ambiente. É o que defende também o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco, que comentou a sanção da lei.
“Com a criação do 4º e do 5º CRBM, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná ficará articulado de uma forma mais eficiente nas questões operacionais, administrativas e financeiras da Corporação”, declarou Vasco.
Leia também: “Eles entraram atirando”: família se pronuncia sobre a morte de homem em Castro
GCM de Ponta Grossa prende três suspeitos com crack e maconha em patrulhamento na Vila…
O Shopping Palladium sediará o Torneio Estadual de Taekwondo ATA neste sábado (29), reunindo 200…
Garantir a saúde dos empregados é um dever de toda empresa que preza pela proteção…
A CPI da Câmara de Ponta Grossa investiga contratos da Sanepar. Oitiva com políticos importantes…
No podcast 'Prosa com Mazer', Frei David discute a Campanha da Fraternidade 2023, destacando a…
Suspeito de roubo é preso após luta corporal com vítima em Uvaranas, Ponta Grossa. Populares…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade