Categorias: Cidades

Governo aprova procedimento simples para comprar reserva de energia

A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) se reuniu nesta quinta-feira (9) e aprovou a realização de procedimento competitivo simplificado para contratação de Reserva de Capacidade nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com suprimento a ser iniciado em 2022 até 2025. A medida foi uma sugestão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu na última sexta-feira (3). 

A contratação de reserva de capacidade por meio de procedimento competitivo simplificado é uma possibilidade prevista na medida provisória (MP) 1.055/2021, como alternativa para a otimização do uso dos recursos hidroenergéticos e para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a CREG também homologou outras deliberações do CMSE. Entre elas, o estabelecimento de condições para operação da usina termelétrica GNA I (1.338 megawatts), em 2021 e 2022, diante da necessidade de geração de todos os recursos energéticos disponíveis. Também foi aprovada a simplificação dos procedimentos de outorga para participação de empreendimento de geração nas ofertas, conforme Portaria Normativa MME 17/2021, de forma que seja garantida a efetividade do normativo em consonância com a necessidade de recursos energéticos adicionais no sistema.

Câmara

A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética foi instituída pela MP 1.055/2021 e é responsável por adotar medidas emergenciais e para garantir a continuidade e a segurança do suprimento de energia elétrica no país. O colegiado, com duração prevista até 30 de dezembro, é composto por representantes de seis ministérios: Minas e Energia (que o presidirá), Economia, Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Entre as atribuições do grupo está a definição de diretrizes obrigatórias para estabelecer limites de uso, armazenamento e vazão das usinas hidrelétricas e outras medidas mitigadoras do baixo volume dos reservatórios.

A câmara também terá poderes para estabelecer prazos para o atendimento das diretrizes e para o encaminhamento de informações e subsídios técnicos por parte de órgãos públicos, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e dos concessionários de geração de energia elétrica.

Durante sua vigência, a câmara também deverá homologar as deliberações do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), composto por diversos órgãos e entidades públicas. Após a homologação, essas decisões passam a ter caráter obrigatório. 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operário recebe Paysandu no Germano Krüger em busca da recuperação na Série B

Operário enfrenta o Paysandu neste sábado (19) pela 4ª rodada da Série B. O Fantasma…

% dias atrás

Pedestre é atropelado na rotatória do Terminal de Uvaranas; autoridades estão no local

Pedestre é atropelado na rotatória do Terminal em Ponta Grossa. SOE prestou atendimento inicial e…

% dias atrás

Condutor sem habilitação colide com poste após desobedecer ordem de parada

Em Ponta Grossa, motorista sem habilitação desobedece ordem de parada, colide com poste após avançar…

% dias atrás

Casal é preso em Ponta Grossa com drogas e entorpecentes na mochila

Em Ponta Grossa, casal é preso por tráfico de drogas após abordagem da PM, com…

% dias atrás

Veículo é consumido por incêndio na BR-376 e interdita parcialmente a rodovia

Incêndio em veículo na BR 376, Km 388, causa interdição total da via. Condutor desatrelou…

% dias atrás

Previsão do Tempo: fim de semana terá céu nublado e clima ameno em Ponta Grossa

A dica é aproveitar o fim de semana atento às mudanças do outono, que traz…

% dias atrás