O Governo do Paraná indicou um novo diretor-presidente para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e um novo diretor para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Os nomeados foram Jorge Augusto Callado Afonso para o Ipardes e Marcelo Luiz Curado para a Agepar.
Callado é biólogo e mestre em Gestão Urbana. Ele comandou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e traz na bagagem atuações estratégicas no Parque Tecnológico Itaipu, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Conselho Regional de Biologia do Paraná.
A sua expectativa à frente do Ipardes é desenvolver uma gestão voltada para a elaboração de estudos cada vez mais técnicos que permitam mapear a realidade econômica e social do Estado do Paraná. De acordo com as diretrizes da Secretaria de Planejamento, o Ipardes ajudará a mensurar os impactos das políticas públicas em andamento e trabalhará para indicar novas necessidades.
“O objetivo é tornar o Ipardes uma peça cada dia mais fundamental no que tange ao fornecimento de estudos e informações para o desenvolvimento e políticas públicas. Além disso, neste ano em que a instituição completa 50 anos de história, é fundamental uma gestão com foco na sustentabilidade e inovação”, afirmou.
Marcelo Luiz Curado, que comandava o Ipardes, virou diretor Administrativo Financeiro da Agepar. O economista tomou posse neste mês de março, após passar por sabatina na Assembleia Legislativa do Paraná, etapa protocolar do processo de nomeação dos diretores da Agência. Além de ocupar o cargo, Curado também fará parte do Conselho Diretor da Agepar, órgão colegiado de caráter deliberativo.
Ele é mestre em Desenvolvimento Econômico pela UPFR e doutor em Política Econômica pela Unicamp. Também é professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também foi secretário executivo do Conselho de Controle das Empresas Estaduais na Casa Civil e pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nos programas Cátedras para o Desenvolvimento (2011/12) e Desafios da Nação (2017).
O novo diretor chega à Agepar com importantes missões. “Como diretor Administrativo Financeiro, o grande desafio que vejo não é na área orçamentária ou financeira, porque isso está muito bem equacionado com a Taxa de Regulação. A meu ver, a prioridade neste momento é uma questão estratégica, que é a qualificação dos seus servidores, pois a Agência trata de temas muito específicos, com um grau de complexidade muito grande”, destacou.
Por outro lado, como conselheiro, a principal contribuição de Curado será no âmbito da regulação. “Acredito que posso auxiliar muito nas discussões regulatórias devido à minha formação como economista e também às experiências profissionais que já tive ao longo da minha carreira, como na época em que atuei na Casa Civil. Portanto, minha expectativa é poder contribuir para que as decisões tomadas pelo Conselho sejam mais técnicas, aumentando o grau de eficiência nas análises. No fim das contas, o objetivo final é que o cidadão receba o melhor serviço possível”, ressaltou.
Além de Curado, fazem parte do Conselho Diretor da Agepar Reinhold Stephanes (diretor-presidente), Maiquel Guilherme Zimann (diretor de Regulação Econômica), Antenor Demeterco Neto (diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Bráulio Cesco Fleury (diretor de Normas e Regulamentação).
SÃO PAULO 2 x 1 ATHLETICO PARANAENSE
Tiroteio aconteceu na tarde deste sábado. Três pessoas também ficaram feridas e autor continua foragido
Uma aposta de Cuiabá ganhou sozinha o prêmio de R$ 201,9 milhões no concurso 2.795…
Situação aconteceu na tarde deste sábado. Outras três pessoas foram levadas para a UPA
O Operário venceu o Novorizontino por 1x0 fora de casa, com um gol decisivo de…
Identificada ciclista que perdeu sua vida em uma fatalidade neste sábado em Ponta Grossa. Karina…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade