Categorias: Paraná

Governo do Paraná lança projeto de qualificação profissional para mulheres no setor da construção Civil

O projeto Qualifica Paraná Mais Mulheres, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, vai ofertar 630 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil. O objetivo do projeto, que conta com parceria do Senai-PR e Heineken Brasil, é ampliar a participação feminina no setor que tem grande demanda por mão de obra qualificada.

O Qualifica Paraná Mais Mulheres possui nove modalidades de cursos profissionalizantes, todos com carga horária de 40 horas e subsídio de R$ 300. A previsão é que 28 localidades no Estado sejam atendidas pelo projeto até o final de 2024. As primeiras turmas iniciarão ainda em agosto nos municípios de Curitiba, Jaguariaíva, Guarapuava, Campo Largo, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná gerou 13.400 novos postos de trabalho do setor da construção civil nos seis primeiros meses deste ano. Deste total, apenas 1.094 vagas foram ocupadas por mulheres.

Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a formação de mão de obra qualificada vai ampliar o percentual de participação feminina no saldo de empregos gerados na área. “Há uma procura do setor por mão de obra qualificada em todas as regiões do Estado, a qual acreditamos que possa ser atendida por trabalhadoras capacitadas”, afirmou.

Além de suprir a procura por profissionais, o projeto também facilita a inserção de mulheres no mercado de trabalho que está em expansão, sendo o terceiro no Estado que mais abriu vagas de emprego no primeiro semestre de 2024.

Os setores de Serviços e Indústria abriram 60.267 e 25.900 postos de trabalho, respectivamente. Por meio da rede Sine estadual (Agências do Trabalhador), foram intermediados 11.843 contratos de trabalho na área desde o início deste ano, um avanço de 77% em relação ao mesmo período de 2023 (6.682). “Nosso objetivo é atender a grande demanda do setor por mão de obra com a intermediação de nossas Agências do Trabalhador, tendo cadastradas trabalhadoras qualificadas para as vagas”, explicou o secretário.

MODALIDADES – O projeto irá oferecer cursos em nove modalidades com carga horária de 40h cada: Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato, Eletricidade Básica Predial, Técnica de Pintura de Obras, Técnicas de Drywall, Técnicas de Alvenaria, Aplicação de Reboco, Carpintaria de Obras, Instalação hidráulica Predial e Alvenaria para Pedreiros.

MAIS INFORMAÇÕES – Alunas inscritas com assiduidade e aproveitamento de pelo menos 75% e média de 6,0 ou mais receberão certificação emitida pelo Senai -PR. As inscrições podem ser feitas no site www.qualificacao.pr.gov.br ou diretamente na Agência do Trabalhador de cada município contemplado.

Leia também: Deputado Moacyr Fadel (PSD) é eleito para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

 

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade